Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Hildete Pereira de Melo Hermes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargas, Hustana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Britto, Jorge Nogueira de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Szapiro, Marina Honório de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudio Marcos Maciel da | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Marco Aurélio Nunes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23456 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766691 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as recentes transformações na configuração do ensino superior no Brasil e analisa o desenho que assume a cadeia produtiva do seu sistema de ensino superior no contexto da expansão do acesso da população a esse nível de ensino entre 1995 e 2012. Discute a literatura internacional sobre cadeias produtivas, de valor, globais e de suprimentos e analisa o papel que ocupa o setor educacional privado “voltado ao lucro” em diferentes sistemas nacionais de ensino superior, destacando a singularidade do caso brasileiro nesse fenômeno global. A partir disso, apresenta um modelo analítico para a cadeia produtiva do setor do ensino superior que integra os diferentes aspectos e relações do caso brasileiro. Nas considerações finais, discute-se algumas possíveis consequências desse fenômeno na qualidade da oferta de ensino superior no Brasil e se apontam algumas limitações do modelo de regulação adotado no Brasil | - |
Descrição: dc.description | This thesis presents the results of a research on the recent transformations in the configuration of higher education in Brazil and analyzes the design that assumes the productive chain of higher education in Brazil in the context of the expansion of population access to this level of education between 1995 and 2012. Its discusses the international literature on productive, value, global and supply chains and analyzes the role that the private educational sector "for profit" occupies in different higher education national systems, highlighting the singularity of the Brazilian case in this global phenomenon. From this, it presents an analytical model for the productive chain of higher education that integrates the different aspects and relations of the Brazilian case. In the final considerations, its discusses some possible consequences of this phenomenon on the quality of the offer of higher education in Brazil and some limitations of the model of regulation adopted in Brazil are pointed out | - |
Descrição: dc.description | 180 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cadeia produtiva da educação no Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expansão do acesso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cadeia produtiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso ao ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Productive chain of education in Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expansion of access | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | Educação superior: um estudo sobre a cadeia produtiva brasileira: 1995 a 2012 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: