O uso de metodologias ativas no aprendizado do sistema imunológico para alunos superdotados e nativos digitais do ensino fundamental II e médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Carla Eponina de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorGonzalez, Marcelo Salabert-
Autor(es): dc.contributorCastro, Helena Carla-
Autor(es): dc.contributorMaia, Renata Monteiro-
Autor(es): dc.contributorBarreto, Claudia Marcia Borges-
Autor(es): dc.contributorVizzoni, Alexandre Gomes-
Autor(es): dc.contributorDominick, Rejany dos Santos-
Autor(es): dc.creatorAntunes, Amanda Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25712-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766683-
Descrição: dc.descriptionO avanço da Era Digital ocasionou revisões e modificações no Ensino Fundamental e Médio e, consequentemente, a necessidade de modernização do ensino. Os nativos digitais (nascidos após a década de 90), público alvo desta pesquisa, possuem uma diferenciada aptidão no que se refere ao uso das tecnologias digitais. Levando em consideração o número de dispositivos eletrônicos atualmente disponível para tal, o uso no ambiente escolar com metodologias ativas de ensino torna-se útil e funcional. Deste modo, é cada vez mais comum a aplicação de novos recursos em sala de aula, visto que, além de despertar o interesse dos alunos, facilita de forma considerável o aprendizado. Sabe-se que a Imunologia é uma Ciência que demanda melhor abordagem e aprofundamento nas escolas de Ensino Básico, a fim de atingir o entendimento dos conceitos básicos referentes ao Sistema Imunológico e de preservar, desde os anos iniciais da Educação, a saúde. Em contrapartida, muitas vezes os livros encontram-se desatualizados ao discorrer sobre o Sistema Imunológico, esse tema tão relevante, evidenciando a necessidade de uma ferramenta tecnológica complementar que pudesse auxiliar docentes e discentes na transposição e construção deste conhecimento. Sendo assim, a partir de um questionário respondido por professores, onde os mesmos arguiram sobre a maior dificuldade para a abordagem do assunto em sala de aula, criou-se um protótipo de jogo de tabuleiro sobre o Sistema Imunológico. Este protótipo foi aplicado durante um workshop para alunos com comportamento superdotado. Nesta oportunidade, os estudantes responderam a questionários onde opinaram sobre qual seria a ferramenta tecnológica que melhor auxiliaria a aprendizagem de Imunologia e se a metodologia que utilizamos durante o workshop (atividades investigativas e jogo de tabuleiro) havia sido eficiente para a construção do conhecimento. Mediante as respostas obtidas através dos questionários respondidos e considerando as sugestões dos estudantes com comportamento superdotado sobre qual seria a melhor metodologia de ensino a atender os demais alunos acerca dos conhecimentos básicos da Imunologia, o jogo de tabuleiro foi aprimorado e criou-se uma versão virtual, através do aplicativo kahoot, para auxiliar a prática docente. Atentando para a afinidade do público presente em sala de aula com as tecnologias digitais, a desigualdade social referente ao acesso a internet e a partir das propostas de Renzulli no Modelo Triádico de Enriquecimento e no Modelo de Enriquecimento para toda a Escola, os equipamentos tecnológicos elaborados serão utilizados com metodologias ativas de ensino. Atuando como ferramentas complementares ao livro didático, os equipamentos tecnológicos facilitarão a compreensão e construção deste conhecimento, trazendo informações de forma mais desafiadora e prazerosa aos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe advance of the Digital Age brought about revisions and changes in Elementary and High School and, consequently, the need to modernize education. Digital natives (born after the 90s), the target audience of this research, have a differentiated aptitude for the use of digital technologies. Taking into account the number of electronic devices currently available for this purpose, the use of active teaching methodologies in school environment becomes useful and functional. Thus, it is increasingly common to apply new resources in classroom. Because, in addition to increase students' interests, it is known that Immunology is a Science that demands a better approach and deepening in Basic Education schools, in order to reach an understanding of the basic concepts related to the Immune System and to preserve health, since the early years of Education. On the other hand, books are often outdated when they talk about the Immune System, this very relevant topic, highlighting the need for a complementary technological tool that could help teachers and students in the transposition and construction of this knowledge. Thus, from a questionnaire answered by teachers, in which they argued about the greatest difficulty in approaching the subject in the classroom, a prototype board game about the Immune System was created. This prototype was applied during a workshop for students with gifted behavior. On this occasion, the students answered questionnaires in which they gave their opinion on what would be the technological tool that would best assist the learning of Immunology and whether the methodology we used during the workshop (investigative activities and board game) had been efficient for the construction of knowledge. Through the answers obtained through the answered questionnaires and considering the suggestions of students with gifted behavior on what would be the best teaching methodology to serve other students about the basic knowledge of Immunology, the board game was improved and a virtual version was created, through the kahoot app, to help teaching practice. Considering the affinity of the present public in the classroom with digital technologies, the social inequality related to internet access and based on Renzulli proposals in the Triadic Enrichment Model and in the Enrichment Model for the entire School, the technological equipment developed will be used with active teaching methodologies. Acting as complementary tools to the textbook, the technological equipment will facilitate the understanding and construction of this knowledge, bringing information in a more challenging and pleasurable way to students-
Descrição: dc.description74 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental II e Médio-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Imunológico-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotados-
Palavras-chave: dc.subjectNativos Digitais-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectModernização do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectImunologia-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotado-
Palavras-chave: dc.subjectNativo digital-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectElementary and High School-
Palavras-chave: dc.subjectImmune System-
Palavras-chave: dc.subjectSuper Gifted-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Natives-
Palavras-chave: dc.subjectActive Teaching Methodologies-
Título: dc.titleO uso de metodologias ativas no aprendizado do sistema imunológico para alunos superdotados e nativos digitais do ensino fundamental II e médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.