Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ponciano, Beatriz Maria Boechat | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Reinaldo Faria de Melo e | - |
Autor(es): dc.creator | Mansur, Pedro Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14026 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766679 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho descrevemos um método para quantificação da aprendizagem dos alunos, de conteúdos da disciplina eletromagnetismo aplicado em duas turmas do ciclo básico dos cursos de Física e Engenharia. Baseada na teoria proposta por Hestenes (HESTENES, WELLS, SWACKHAMERS, 1992), desenvolvemos uma prova de múltipla-escolha a ser aplicada em duas etapas no decorrer da disciplina, uma preferencialmente no primeiro dia de aula e outra antes da avaliação final da disciplina. Os resultados provenientes da aplicação deste dispositivo foram analisados, seguindo o cálculo de ganho (BAO, 2006), de forma a se obter o ganho de aprendizagem médio dos alunos nas duas turmas analisadas | - |
Descrição: dc.description | In this work, we describe a method of quantifying the learning of students in the discipline electromagnetism applied in two classes of the basic cycle of Physics and Engineering courses. Based on the theory proposed by Hestenes (HESTENES, WELLS, SWACKHAMERS, 1992), we developed a multiple choice test to be applied in two stages in the course of the discipline, each of which preferentially on the first day of class and another before the final evaluation of the discipline. The results of the application of this device were analyzed, following the gain calculation (BAO, 2006), in order to obtain the average learning gain of the students in two analyzed classes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ganho de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ganho de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning gain | - |
Palavras-chave: dc.subject | Measure | - |
Título: dc.title | Dispositivo para medida do ganho de aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: