Escolarização de jovens de 15 a 17 anos em situação de privação de liberdade: reflexões sobre o sistema sócioeducativo do Estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana Maria-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Sandra Maciel de-
Autor(es): dc.contributorMattos, Carmen Lúcia Guimarães de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marcos Marques de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3861333170127364-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8517681757007026-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8517681757007026-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4879108966542593-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5750921624415199-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4219948853377204-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3952286468152214-
Autor(es): dc.creatorJesus, Iris Menezes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15719-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766678-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, de natureza quantitativa, reflete sobre a escolarização de jovens que cumprem medida socioeducativa de internação no estado do Rio de Janeiro, principalmente na faixa etária entre 15 a 17 anos, que ao longo da história tem se mostrado mais vulnerável e longe dos bancos escolares. Para a realização deste trabalho foi necessário o dialogo com autores como Dayrell, Carrano e Bourdieu sobre juventude. Sobre o ordenamento legal vigente, a perspectiva do direito à educação garantida pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como privação de liberdade, foi possível o diálogo com Antônio Carlos Gomes da Costa, Marc De Mayer e Francisco Scarfó. Para a análise do atual quadro da política para juventude no Brasil, bem como questões sobre vulnerabilidade e exposição à violência de jovens na sociedade contemporânea, dialogamos com Abramoway e Waiselfisz. Levando em consideração as diversas questões que envolvem hoje a escolarização de jovens na faixa etária de 15 a 17 anos, principalmente os que estão em cumprimento de medida socioeducativa de internação, através da análise dos questionários aplicados no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro, a dissertação tem como objetivo compreender o processo educacional dos jovens que cumprem medida socioeducativa de internação e suas perspectivas em relação à mesma-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present study, which is of an eminently quantitative nature, reflects on the schooling of youngsters who comply with socio-educational measures of deprivation of liberty in the state of Rio de Janeiro, especially in the age group between 15 and 17 years old, who throughout history have been more vulnerable and far from schools. For the accomplishment of this work it was necessary to have a dialogue with authors like Dayrell, Carrano and Bourdieu on youth. Regarding the current legal framework, the perspective of the right to education guaranteed by the Federal Constitution and the Statute of the Child and Adolescent (ECA), as well as deprivation of liberty, was possible the dialogue with Antônio Carlos Gomes da Costa, Marc De Mayer and Francisco Scarfó. For the analysis of the current framework of youth policy in Brazil, as well as questions about vulnerability and exposure to youth violence in contemporary society, we discussed with Abramoway and Waiselfisz. Taking into account the various issues that nowadays involve the schooling of young people aged 15 to 17, especially those who are comply with socio-educational measures of hospitalization, through the analysis of the questionnaires applied in the socio-educational system of Rio de Janeiro, the dissertation aims to understand the educational process of young people who comply with socioeducative measure in freedom deprivation situation and their perspectives in relation to it-
Descrição: dc.description125 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSistema sócioeducativo-
Palavras-chave: dc.subjectPrivação de liberdade-
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização de jovens-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas para juventude-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-educational system-
Palavras-chave: dc.subjectDeprivation of liberty-
Palavras-chave: dc.subjectSchooling of young people-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies for youth-
Título: dc.titleEscolarização de jovens de 15 a 17 anos em situação de privação de liberdade: reflexões sobre o sistema sócioeducativo do Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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