Empreendedorismo: uma análise por meio do jornalismo econômico

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Autor(es): dc.contributorMendes, Larissa de Morais Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávia Clemente de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Patrícia Maurício de-
Autor(es): dc.creatorAzevedo Junior, Robson Sales de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14969-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGMC.2020.m.08928893658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766670-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação analisa como a imprensa retrata o empreendedor, a partir de histórias nas quais superação e meritocracia despontam como soluções para sair da crise econômica. A hipótese central da pesquisa é que, em um cenário de recessão, a imprensa especializada usa casos de sucesso no mundo empresarial para romantizar a trajetória do empreendedor ao sucesso profissional. Esse incentivo à abertura do próprio negócio está inserido em um contexto de mudança estrutural no mercado de trabalho, que ocorre desde a década de 1970 impulsionada pelo aumento da flexibilidade do modelo de produção capitalista. Através da análise de conteúdo, aliada a observação de enquadramentos, identificamos pelo menos cinco categorias para as matérias com o objetivo de observar inclinações e contrastes às coberturas em torno do tema. As reportagens foram classificadas através de uma leitura flutuante e, posteriormente, separadas de acordo com o conteúdo, que, majoritariamente, descrevia o perfil desse novo empresário e os caminhos para a saída da recessão. Investigamos matérias dos três principais jornais de caráter nacional: Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e O Globo. Os exemplos escolhidos foram selecionados do ano de 2017, quando entra em vigor a reforma trabalhista aprovada pelo ex-presidente Michel Temer (2016-2018). Os meios de comunicação são um dos principais organizadores e distribuidores de discursos para a sociedade. A partir de conceitos de Henri Lefebvre (1991) e Agnes Heller (2008), apontamos a mídia como uma importante ferramenta de orientação do cotidiano, local de construção e desconstrução de valores da sociedade, espécie de fio condutor da história. A mídia possui papel fundamental na formação dos discursos, por isso, mostra-se fundamental entender como o jornalismo econômico, neste caso em particular, mostra essas histórias que exaltam o individualismo e a superação do empresário e como conceitos ligados ao empreendedorismo e à meritocracia receberam mais espaço no noticiário econômico no Brasil, principalmente a partir da década de 1990 com a chegada de governos neoliberais.-
Descrição: dc.descriptionThis text analyzes how the press describe the entrepreneur, based on stories in which overcoming and meritocracy emerge as solutions to overcome the economic crisis. The central hypothesis of the research is that, in a crash period, the midia uses success stories in the corporate world to romanticize the businessman track to professional success. This incentive to open the business itself is inserted in a context of structural change in the labor market, which has occurred since the 1970s, driven by the increased flexibility of the capitalist production model. Through content analysis, with the observation of framings, we identified categories for the articles to observe contrasts in the stories. The reports were classified through a fluctuating reading and separated according to the frames, which, mostly, described the profile of this new businessman and the ways out of the recession. We investigated articles from the three main national newspapers: Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo and O Globo. The chosen examples were selected from 2017, the year that changes in the labor market was approved by ex-president Michel Temer (2016-2018) comes into force. The media are one of the main organizers and distributors of speeches to society. Based on concepts by Henri Lefebvre (1991) and Agnes Heller (2008), we point to the media as an important tool for orienting everyday life, a place for the construction and deconstruction of society's values, a kind of guiding thread in history. The media has a fundamental role in the formation of speeches, therefore, it is essential to understand how economic journalism, in this particular case, shows these stories that exalt individualism and overcoming the businessman and how concepts related to entrepreneurship and meritocracy received more space in the economic news in Brazil, mainly from the 1990s with the arrival of liberal governments.-
Descrição: dc.description124f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo-
Palavras-chave: dc.subjectEnquadramento-
Palavras-chave: dc.subjectMídia e cotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectJournalism-
Palavras-chave: dc.subjectContent analysis-
Palavras-chave: dc.subjectRewsframe-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Título: dc.titleEmpreendedorismo: uma análise por meio do jornalismo econômico-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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