Otimismo em tempos de representação: a publicidade inspirada na propaganda do governo Médici

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Denise Rollemberg-
Autor(es): dc.contributorSilva Júnior, Carlos Fico da-
Autor(es): dc.contributorDezemone, Marcus Ajuruam de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorQuadrat, Samantha Viz-
Autor(es): dc.contributorMartinho, Francisco Carlos Palomanes-
Autor(es): dc.creatorSilva, Raphael Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766669-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo compreender a apropriação feita pela publicidade das técnicas e temáticas da propaganda produzida pela Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP) no governo Médici (1969-1974). A metodologia para entender como este processo ocorreu foi a realização de um levantamento das peças publicitárias na revista Veja que possuíam relação com os anúncios governamentais, e a identificação dos agentes e dos discursos nelas inseridos. Por meio desta pesquisa, foi possível perceber que o público atingido pelo governo passou também a ser alvo das empresas que requisitavam publicidades de seus produtos “no modelo AERP”. Porém, não foi somente devido ao lucro que esta apropriação ocorreu. O empresariado também se viu nos valores disseminados que não eram exclusivos do regime e nem inéditos. A valorização da família, o dever cívico, a busca do desenvolvimento e do progresso eram alguns exemplos de um material histórico que já estava no imaginário coletivo e foi reinventado pelo regime e apropriado pela esfera privada, servindo como mecanismo de fascínio no período de maior repressão do regime Médici-
Descrição: dc.description157 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura civil-militar-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura militar-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda-
Palavras-chave: dc.subjectMedici, Emilio Garrastazu, 1905-1985-
Título: dc.titleOtimismo em tempos de representação: a publicidade inspirada na propaganda do governo Médici-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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