O uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Daniele Cristina Silva de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorSanchez Candela, Dalber Ruben-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Matheus Moraes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27822-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766665-
Descrição: dc.descriptionO trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa para o aprendizado de ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, utilizando o Laboratório de Difração de Raios X da Universidade Federal Fluminense. O laboratório foi proposto, sendo um espaço de educação não formal, como um auxílio ao debate iniciado em sala de aula. A sequência didática possui três encontros, sendo dois escolares e um laboratorial. A abordagem investigativa foi escolhida pois permite ao estudante ser o protagonista do próprio aprendizado, além de contribuir na qualidade do ensino, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. A sequência foi testada e o relato dos alunos sobre a experiência no laboratório foi positivo, porém, a adesão entre os alunos foi abaixo do esperado, por motivos que serão discutidos neste trabalho. Esperamos aplicá-la novamente em trabalhos futuros, com maior apoio das Instituições participantes.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to present an investigative didactic sequence for learning electromagnetic waves, specifically X-rays, using the X-ray Diffraction Laboratory of the Fluminense Federal University. The laboratory was proposed, as a non-formal education space, as an aid to the debate initiated in the classroom. The didactic sequence has three meetings, two school and one laboratory. The investigative approach was chosen because it allows the student to be the protagonist of his own learning, in addition to contributing to the quality of education in line with the National Common Curricular Base. The sequence was tested and the students' report about the experience in the laboratory was positive, however, the adherence among the students was lower than expected, for reasons that will be discussed in this work. We hope to apply it again in future works, with greater support from participating Institutions.-
Descrição: dc.description35 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectraios X-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Moderna e Contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectensino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectraios X-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Moderna-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectprodução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectX-ray-
Palavras-chave: dc.subjectmodern and contemporary physics-
Palavras-chave: dc.subjectresearch teaching-
Título: dc.titleO uso do espaço não formal como ferramenta de ensino da Física Moderna no Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.