A presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Iolanda de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Cândida Soares-
Autor(es): dc.contributorBianchini, Angelo Rodrigo-
Autor(es): dc.contributorJesus, Marcelo Siqueira de-
Autor(es): dc.contributorSchueler, Alessandra Frota Martinez-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Fernando de Sá-
Autor(es): dc.creatorCosta, Gracyelle Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766660-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo investigar a presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), nas unidades do município de Niterói, nos anos de 2012, 2018 e 2019. Como objetivos específicos, analisar a relação entre a presença negra e não negra no quadro de discentes da UFF, nos cursos ofertados em Niterói, com destaque em particular na presença de mulheres negras. Averiguar a influência das Políticas de Ações Afirmativas na presença negra nos cursos de graduação da UFF, evidenciando a presença feminina negra. E, por fim, evidenciar o significado e/ou importância do conhecimento universitário para mulheres negras egressas dos cursos de graduação, refletindo sobre qual foi o papel da universidade, quais foram as dificuldades enfrentadas ou problemas que interferiram na sua permanência na Educação. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a qualitativa e a quantitativa. A abordagem quantitativa sendo verificada a partir bancos de dados, posteriormente transformados em tabelas referentes aos quadros discentes, nos respectivos anos selecionados, as categorias gênero e raça informada em cada curso, possibilitaram a análise quantitativa. Neste estudo, a partir da coleta e análise dos dados, percebemos que há uma presença representativa das mulheres negras na UFF nos cursos menos elitizados. Algumas carreiras consideradas “imperiais” pertencentes a grupos mais privilegiados, como Medicina, Direito, Odontologia e Relações Internacionais começaram a ter o ingresso das mulheres negras, nos anos 2018 e 2019, com a Lei de Cotas. As mulheres negras estão em posição menos desiguais, sendo desafiadas a ocuparem espaços que antes da Lei de Cotas eram ocupados pela maioria pertencente à população branca. Mesmo com o avanço proporcionado pelas políticas de ações afirmativas, ainda é possível vermos uma manutenção dos lugares sociais, por que as mulheres negras ainda são sub-representadas no interior dos cursos de graduação da UFF. Através da abordagem qualitativa é feita a opção pela História oral nesta pesquisa como um suporte metodológico para tratar desse tema atual e recorro à oralidade como opção epistemológica e sustentação para investigação politicamente comprometida com a valorização das experiências subjetivas e a reconstrução das histórias de vida de egressas com enfoque na escolarização.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to investigate the presence of black women in undergraduate courses at the Universidade Federal Fluminense (UFF), in the units of the municipality of Niterói, in the years 2012, 2018 and 2019. As specific objectives, to analyze the relationship between the presence black and non-black in the UFF student body, in the courses offered in Niterói, with particular emphasis on the presence of black women. Investigate the influence of Affirmative Action Policies on the black presence in undergraduate courses at UFF, highlighting the black female presence. And, finally, highlight the meaning and/or importance of university knowledge for black women who graduated from undergraduate courses, reflecting on what was the role of the university, what were the difficulties faced or problems that interfered with their permanence in Education. The research methodologies used were qualitative and quantitative. The quantitative approach being verified from databases, later transformed into tables referring to the students, in the respective years selected, the categories gender and race informed in each course, allowed the quantitative analysis. In this study, based on data collection and analysis, we noticed that there is a representative presence of black women at UFF in less elite courses. Some careers considered “imperial” belonging to more privileged groups, such as Medicine, Law, Dentistry and International Relations began to have the entry of black women, in the years 2018 and 2019, with the Quota Law. Black women are in a less unequal position, being challenged to occupy spaces that before the Quota Law were occupied by the majority belonging to the white population. Even with the advancement provided by affirmative action policies, it is still possible to see a maintenance of social places, because black women are still underrepresented within UFF's undergraduate courses. Through the qualitative approach, the option for oral history is made in this research as a methodological support to deal with this current theme and I resort to orality as an epistemological option and support for research politically committed to the valuation of subjective experiences and the reconstruction of the life stories of graduates with a focus on schooling.-
Descrição: dc.description192 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres Negras-
Palavras-chave: dc.subjectRelações Raciais-
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectMulher negra-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Palavras-chave: dc.subjectBlack Women-
Palavras-chave: dc.subjectRace Relations-
Palavras-chave: dc.subjectIntersectionality-
Título: dc.titleA presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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