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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mota, Fabio Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Vela, Luis Enrique Rivera | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25177 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766639 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese trata, desde uma perspectiva comparativa, o processo de incorporação de estudantes indígenas para estudos de nível superior em universidades no Peru e no Brasil, como parte das políticas de Estado empreendidas por agências governamentais em cada país para alcançar a equidade e inclusão social dos povos indígenas historicamente subalternizados. A pesquisa foi realizada a partir de trabalho etnográfico com estudantes indígenas matriculados na Universidade San Ignacio de Loyola no Peru e na Universidade de Brasilia no Brasil, além da revisão da literatura em tópicos bibliograficos apropriados e relativos para a discussão centrados nas políticas de ação afirmativa, discriminação étnico- racial, identidade étnica, o processo de adaptação e o choque cultural que experimentam os estudantes e que requerem o estabelecimento de relações interculturais no contexto universitário e a cena social e cultural da cidade de Lima e Brasilia. Metodologicamente, utilizou-se o método qualitativo, com o uso da técnica de observação participante, observação direta e entrevista. Conclui-se que, embora seja verdade hoje não tem como negar que está sendo feito para incluir estudantes indígenas nas universidades através de políticas de ação afirmativa, isso não significa que eles e suas culturas são totalmente feita visível, eles continuam subalternizados e invisibilizados em contextos universitários, por não assumir essas instituições um sentido intercultural. | - |
Descrição: dc.description | Becas Brasil PAEC OEA-GCUB | - |
Descrição: dc.description | The thesis addresses, from a compared perspective, the incorporation process of indigenous students into higher education in Peru and Brazil universities, as part of the state policies undertaken by government agencies in each country, in order to achieve equity and social inclusion of indigenous people who were historically segregated. The research was carried out from the ethnographical work of indigenous students enrolled at the San Ignacio de Loyola University in Peru and the University of Brasilia in Brazil, in addition to the bibliographical review of the appropriate literature related to the discussion topics, focused on affirmative action policies, ethnic-racial discrimination, ethnic identity, the adaptation process and the cultural shock that students experience, asking for the establishment of intercultural relations in the university environment, as well as the social and cultural scenario in the cities of Lima and Brasilia. In relation to the methodology, the qualitative approach was applied, using the technique of participant observation, direct observation and interviews. The main conclusion states that it is not possible to deny that certain level of inclusion of indigenous students has been achieved in universities through affirmative action policies; however, it does not mean that cultures have been fully seen, on the contrary they and their cultures still are subordinated and have become invisible in the university context because these institutions are not assuming the intercultural sense. | - |
Descrição: dc.description | 207 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação Afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peru | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de Ação Afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affirmative Action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peru | - |
Palavras-chave: dc.subject | University | - |
Título: dc.title | Incluídos e invisíveis? Estudantes indígenas em universidades no Peru e no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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