A internacionalização faz diferença?: análise do desempenho inovador e dos fluxos de conhecimento das firmas brasileiras internacionalizadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUrraca-Ruiz, Ana-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3295872770043382-
Autor(es): dc.contributorLosekann, Luciano Dias-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9494643475315811-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Pedro Carvalho de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1148919547816738-
Autor(es): dc.contributorProchnik, Victor-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7071148421168484-
Autor(es): dc.contributorKannebley Júnior, Sérgio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6943102738883264-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2751262130784149-
Autor(es): dc.creatorJardim, Paula Esteban do Valle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32845-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766623-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta tese é mensurar o impacto gerado pelo processo de internacionalização de firmas brasileiras na sua capacidade inovadora em relação às firmas que não se internacionalizaram. A estratégia de crescimento da firma passa de um modelo de desenvolvimento de competências interno – na firma e no seu país de origem – para um modelo de captura também no exterior. O desenvolvimento das capacidades é específico à firma e restrito pela estrutura institucional do país onde realiza suas atividades. Isto é, os ativos específicos de propriedade de qualquer firma no início do seu processo de internacionalização ainda são em função dos ativos específicos locacionais do seu país de origem. Ao acessar o mercado internacional, as FMNs constituem um canal de transferência de conhecimento entre fronteiras. Foram mensurados dois canais da transmissão do conhecimento internacional e que, potencialmente, impactam no desempenho inovador das FMNs brasileiras. O primeiro canal ocorre pelo processo de internacionalização da firma. Essa hipótese é testada utilizando os microdados da PINTEC/IBGE e uma base das FMNs brasileiras. As características das FMNs brasileiras as diferenciam das demais firmas do país. Os resultados apontam que para as firmas brasileiras se internacionalizarem precisam já ter desenvolvido inovações organizacionais e de marketing como condição prévia para a operação internacional e que a internacionalização impacta positivamente no grau de inovação dessas grandes firmas através do desenvolvimento de competências mais complexas. O processo de internacionalização é limitado a poucas firmas e teve como efeito o reforço da concentração do conhecimento nas firmas internacionalizadas. O segundo canal é a transmissão do conhecimento expresso nas inovações tecnológicas e mensurado pelas análises de citações de patentes. Os resultados evidenciam que o centro do desenvolvimento tecnológico do Brasil está nas suas competências doméstica. No entanto, as firmas internacionalizadas tecnologicamente acessam maior fluxo de conhecimento no país hospedeiro do que o esperado pela distribuição espacial do campo tecnológico. Ainda que o processo tenha sido limitado, a internacionalização pode significar o primeiro passo na direção de uma estratégia aproximação da fronteira tecnológica dos PDs, pelo menos em indústrias e tecnologias específicas.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionThe thesis aims to measure how internationalization makes a difference in terms of innovative performance among Brazilian companies. The firm's growth strategy moves from develop competencies internally – in the firm and in their home country – to catching and creating competencies abroad. Capacity development is firm specific and restricted by the institutional structure of the country where it carries out its activities. At initial stages of the internationalization process, the firm-specific assets are at first conditioned to their home- country assets (location-specific assets). FMNs constitute a channel for knowledge transfer across borders. We measure two channels of international knowledge transmission that potentially affect the innovative performance of Brazilian FMNs. The first channel is through the internationalization process of the firm. We tested this hypothesis using the PINTEC/IBGE microdata and the list of Brazilian FMNs. The characteristics of Brazilian FMNs differentiate them from other firms in the country. The results point out that for Brazilian firms to become internationalized they first must have developed organizational and marketing competencies as a precondition for the international operation and that the internationalized Brazilian companies acquired a differentiated technological and innovative capacity that allowed them to perform a higher-level innovation novelty when compared to the non-internationalized ones. The internationalization process is concentrated in few firms and has the effect of reinforcing the concentration of knowledge in internationalized firms. The second channel is the knowledge ́ flow mapped in technological innovations and measured by the analysis of patent citations. The results show that the technological development in Brazil is centralized in its domestic competencies. However, technologically internationalized firms access a greater flow of knowledge in the host country than expected by the spatial distribution of the technological field. Although the firm ́s internationalization has been limited, it can mean the first step towards a strategy to catching up the technological frontier of developed countries, at least in specific industries and technologies.-
Descrição: dc.description260 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInternacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências-
Palavras-chave: dc.subjectFluxo de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectInternacionalização da economia-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da firma-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência-
Palavras-chave: dc.subjectInovação tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectFirma-
Palavras-chave: dc.subjectInternationalization-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectCompetencies-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge flow-
Título: dc.titleA internacionalização faz diferença?: análise do desempenho inovador e dos fluxos de conhecimento das firmas brasileiras internacionalizadas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.