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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pérez, Beatriz Corsino | - |
Autor(es): dc.contributor | Pérez, Beatriz Corsino | - |
Autor(es): dc.contributor | Brito, Bruna Pinto Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luana da | - |
Autor(es): dc.creator | Rapozo, Stefany Kally Vianna Belmont | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14526 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766614 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho investiga a medicalização da educação, a partir da experiência de estágio em uma escola pública e em um dispositivo municipal de atenção à educação, que atende crianças e jovens com dificuldades escolares, numa cidade do norte fluminense. Chamou atenção a quantidade de crianças encaminhadas por esta escola ao dispositivo, e a vasta lista de diagnósticos que lhes enquadravam. Sendo assim, buscamos compreender de que maneira a escola e o dispositivo reforçam ou praticam a patologização destes alunos, afirmando assim a lógica medicalizante, onde questões de cunho social, político, cultural, econômico e histórico são reduzidos a disfunções biológicas, tratáveis pela medicina. Para a realização deste trabalho monográfico, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema “medicalização”, as patologias que vem se destacando neste cenário, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Opositivo Desafiante (TOD) sob uma ótica sóciohistórica. Além disso, esta pesquisa apresenta o relato de uma intervenção realizada em uma das turmas da escola em questão com o objetivo de construir uma experiência não-medicalizante, em que as crianças pudessem ter um espaço de fala, vivenciar experiências lúdicas e trocas de experiências. Constatou-se que tanto o serviço de atenção à educação quanto à escola reproduz, através de suas práticas um modelo de racionalização e individualização da aprendizagem, reproduzindo um modelo de instituição patologizante e medicalizante.Como resultado das oficinas,destacamos como a escola através destas práticas dificulta a coletivização entre os alunos, reforça comportamentos violentos, agressivos e questões de gênero, e valoriza o ensino de forma hierárquica e tradicional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patologização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnóstico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doença em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doença mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Título: dc.title | Entre a clínica e a escola: o processo de medicalização e a construção de práticas de resistência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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