Mapeamento, análise e melhoria dos processos de envio de equipamentos para manutenção externa nacional em uma multinacional de reparo de motores aeronáuticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Alexandre Silva-
Autor(es): dc.contributorIgnacio, Aníbal Alberto Vilcapoma-
Autor(es): dc.contributorGuizze, Carmen Lucia Campos-
Autor(es): dc.creatorPimenta, Fillipe Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28372-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766602-
Descrição: dc.descriptionNo século XXI, com o crescimento da competição nos mercados globais e as significativas mudanças de necessidades, critérios e expectativas dos clientes, as empresas do setor de produção sentem necessidade em investir e concentrar esforços nas cadeias de suprimentos. Diante deste cenário, o Setor de Compras vem assumindo um papel estratégico nas empresas devido ao forte impacto que causam nos resultados financeiros e operacionais. Desta forma, este trabalho terá como principal objetivo, através de um estudo de caso, realizar um mapeamento, análise e melhoria de processo do envio de equipamentos para reparo externo, o qual é realizado por um trabalho multitarefa englobando times de expedição, faturamento, compras, almoxarifado e financeiro. Com relação aos requisitos metodológicos, a pesquisa será de natureza aplicada, por gerar conhecimento para a aplicação prática e terá abordagem de forma qualitativa e exploratória. Através de entrevistas, será possível correlacionar o modelo atual de funcionamento aos conceitos e ferramentas Lean Office, uma vez que estes podem ser utilizados dentro do ambiente da engenharia visando oportunidades de melhoria para redução de desperdícios. O estudo visa identificar problemas e causas e, em sequência, apresentar melhorias ao processo, além de formas de medir o desempenho de cada etapa e ilustrar os objetivos que devem ser atingidos em cada etapa visando um funcionamento Lean do processo-
Descrição: dc.descriptionCompanies in the production area were forced to invest and focus their efforts on supply chains as a result of the increase competition in global markets and significant changes in customer needs, criteria and expectations in the 21st century. Due to this, the Purchasing department has to play a strategic role in companies due to the strong impact they have on financial and operational results. This paper has the main goal to map, analyze and improve the process of shipping equipment to external repair, that is a multitasking job done by areas such as expedition, billing, purchasing, warehouse and finance, using a case study. Regarding the methodology requirements, the research will be applied, as it gives practical application knowledge and will have a qualitative and exploratory approach. Throughout the interviews, it will be possible to correlate the current operating model to the Lean Office concepts and tools, since they can be used within the engineering environment aiming for opportunities to improve waste reduction. The study aims to identify problems and causes and, in order to present improvements to the process, as well as ways to measure the performance of each stage and illustrate the goals that must be achieved at each stage, aiming for a Lean operation process-
Descrição: dc.description63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento e melhoria de processos-
Palavras-chave: dc.subjectLean Office-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade do produto-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia de suprimento-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectProcesses-
Palavras-chave: dc.subjectMapping and process improvement-
Palavras-chave: dc.subjectLean Office-
Palavras-chave: dc.subjectperformance-
Título: dc.titleMapeamento, análise e melhoria dos processos de envio de equipamentos para manutenção externa nacional em uma multinacional de reparo de motores aeronáuticos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.