ISO 14001: apenas benefícios empresariais ou também sociais?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorThielmann, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorPereira, Rodrigo Carlos Marques-
Autor(es): dc.contributorAbegão, Luís Henrique-
Autor(es): dc.creatorSacramento, Josiane Aparecida da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4217-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766597-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata-se de um estudo que busca avaliar se a ISO 14001 possui um foco apenas mercadológico ou trata-se de um real comprometimento ambiental, com ganhos para a Empresa e a Sociedade. Para tanto, o estudo baseou-se na análise de uma empresa do ramo de siderurgia, certificada na norma ISO 14001, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro. Primeiramente analisou-se, por meio de um questionário, se a empresa consegue passar sua visão em relação à sua gestão ambiental aos seus colaboradores. Posteriormente, identificou-se o ponto de vista da sociedade local em relação à forma de atuação da empresa. Os resultados provaram que a empresa efetivamente vem aplicando diferentes formas de divulgação da filosofia ambiental aos seus funcionários no entanto, verifica-se uma falta de conhecimento da população a respeito dessas novas práticas. Como conclusão deste trabalho, entende-se que, embora as empresas sejam atraídas pelos benefícios mercadológicos oriundos da certificação, as próprias exigências da mesma acabam por disciplinar a atuação das empresas, conduzindo-as a melhorias em seus processos, e consequentemente envolvendo-a na relação empresa sociedade-
Descrição: dc.descriptionThe present work it is a study that sought to value if the ISO 14001 has a focus only merchandising or is it a real environmental committal which benefits for the Company and the society. Therefore, the study based itself on analysis of a company in the metier of steel, certified in ISO 14001 norm, located within the state of Rio de Janeiro. Firstly, through a questionnaire, was examined whether the company can pass your view in relation to its environmental management to its employees. Subsequently it was identified the point of view of the local society about the way the company operates. The results proved that the company effectively comes applying different forms of disclosure of environmental philosophy to its employees, but it is verified a population's lack of knowledge about these new practices. In conclusion of this work means that, although the companies are attracted by the merchandising benefits from the certification, the proper requirements of it end by disciplining the performance of the companies, leading them to improvements in its processes, and consequently involving itselfn the relationship business-society-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectISO 14001-
Palavras-chave: dc.subjectGestão ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSiderurgia-
Palavras-chave: dc.subjectISO 14001-
Palavras-chave: dc.subjectGestão ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria siderúrgica-
Palavras-chave: dc.subjectISO 14001-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental management-
Palavras-chave: dc.subjectSteel-
Título: dc.titleISO 14001: apenas benefícios empresariais ou também sociais?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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