Against nature a forest of signs: anotações sobre a exposição Contrapensamento selvagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorObici, Giuliano Lamberti-
Autor(es): dc.contributorMello, Marisa Schincariol de-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Ana Carolina Freire Accorsi-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Ana Caroline Pimenta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32654-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766588-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objeto a exposição “Contrapensamento selvagem”, realizada no Itaú Cultural, em São Paulo, em 2011. Nosso objetivo é descrever o evento da mostra e narrar alguns acontecimentos que criaram sua repercussão, observando contradições que delineiam o projeto cultural da exposição de arte. A mostra ativa assuntos como a brasilidade, o regionalismo, a arte biográfica, o experimentalismo em arte e em curadoria, no propício contexto da entrada de uma nova década, mudança de governo e um convite institucional bastante instigante. Com base na perspectiva sociológica da arte como campo social, de trabalho e relação – espaço onde agentes disputam processos de consagração e legitimação e constroem relevância –, analisaremos como a exposição tensiona as formas de exibição dos objetos de arte e de uma sociabilidade disciplinada dos públicos no campo da arte contemporânea.-
Descrição: dc.descriptionThe present research has as its object the exhibition “Contrapensamento selvagem”, held at Itaú Cultural, in São Paulo, in 2011. Our objective is to describe the event of the exhibition and narrate some events that created its repercussion, observing contradictions that outline the cultural project of the art exhibition. The show activates subjects such as the Brazilian identity, regionalism, biographical art, experimentalism in art and curatorship, in the propitious context of the entry of a new decade, change of government and a very instigating institutional invitation. Based on the sociological perspective of art as a social field, of work and relationship - a space where agents dispute processes of consecration and legitimation and build relevance -, we will analyze how the exhibition tensions the forms of display of art objects and a disciplined sociability of the public in the field of contemporary art.-
Descrição: dc.description44 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectArte contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectExposição de arte-
Palavras-chave: dc.subjectCuradoria-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Culturais-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica cultural-
Palavras-chave: dc.subjectExposição-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectCuradoria-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary art-
Palavras-chave: dc.subjectArt exhibition-
Palavras-chave: dc.subjectCuratorship-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutions-
Palavras-chave: dc.subjectCultural policies-
Título: dc.titleAgainst nature a forest of signs: anotações sobre a exposição Contrapensamento selvagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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