Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFávero, Osmar-
Autor(es): dc.contributorCPF:02753766720-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8-
Autor(es): dc.contributorSposito, Marilia Pontes-
Autor(es): dc.contributorCPF:20140090822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0962456018830015-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudencio-
Autor(es): dc.contributorCPF:12635707049-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6-
Autor(es): dc.contributorFischer, Nilton Bueno-
Autor(es): dc.contributorCPF:62657675422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0285186591991572-
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo César Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCPF:04533325622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799707U5-
Autor(es): dc.contributorPaixão, Léa Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorCPF:00178306649-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Mônica Dias Peregrino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17088-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766570-
Descrição: dc.descriptionThis thesis proposes to unmask the relationship between the scholar institution and poor youngsters that begin to inhabit the school due the démarche of its expansion. The question put is: how do we universalize the public school system in a country that has systematically refused the complete integration of the major proportion of the poor population? The research occurred in a public school faced as a particular case of what is possible (Bourdieu) brought into analysis three decades of the students trajectories and performed a deep journey through different styles of scholar processes. Through this axles it became possible to understand, at the same time, old and new inequalities that mark the recent history of Brazilian urban schools. Selection, segregation, belonging and regulation are categories that support the development of this analysis, that turns the scholar institution into a sigh seeing from which it is possible to capture some elements that compose the social dynamics.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese busca desvendar uma relação: entre a instituição escolar e os jovens pobres que passam a habitá-la, nos marcos de sua expansão. A questão: como se universaliza o sistema público de ensino fundamental num país que vem historicamente recusando a incorporação de suas maiorias, percorre toda a análise. Na investigação de uma escola pública tratada como caso particular do possível (Bourdieu), a recuperação de três décadas de trajetórias escolares, e um mergulho nos modos de escolarização dos tempos que correm, buscam fazer-nos entender as velhas e novas desigualdades que marcam a instituição. Seleção, segregação, enraizamento e regulação são as categorias, eixos para o desenvolvimento desta análise que coloca a escola como um mirante de onde se podem apreender alguns dos elementos que compõem a dinâmica social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectPobre-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades-
Palavras-chave: dc.subjectjuventude-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de escolarização-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectInequalities-
Palavras-chave: dc.subjectyouth-
Palavras-chave: dc.subjectscholar processes-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleDesigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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