Alinhamento de valores pessoais e organizacionais: um estudo de caso em empresa de médio porte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodriguez, Martius Vicente Rodriguez Y-
Autor(es): dc.contributorhtpp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv-
Autor(es): dc.contributorEbeeken, Nelson Francisco Favilla-
Autor(es): dc.creatorLimeira, Maria Ignez Carneiro de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-05-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766568-
Descrição: dc.descriptionThis research proposes to investigate which values permeate the corporate culture of the company that is being studied, in which consciousness level they are, and if there is alignment among them. It was adopted as main theoretical reference for the work, the consciousness levels theory of Richard Barret (2000), who has expanded the hierarchical needs theory of Abraham Maslow (1999) to higher levels. The bibliographic revision dissertates about personal and corporate values and organizational culture, putting in evidence the importance of the leadership role in its formation and development process. In order to collect the research information, a structured questionnaire was applied, as the main tool. Beyond this, participant observation and documentation analyses were conducted, so as to construct an evaluation methodology that facilitate the necessary actions planning, having as base the organization diagnosis about the alignment between personal and organizational values. The results were presented in tables and figures, and showed the distribution of all values among the seven levels of consciousness, as well as, showed those considered as the most important ones, and the positive and boundary ones, for all the group together and for the executives group and the employees one, separately. The conclusions pointed to little alignment between personal and organizational values within the company, and the recommendations have the objective of suggesting priority actions linked to the obtained results, and other studies about the theme-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa, propõe-se a investigar quais valores permeiam a cultura organizacional da empresa estudada, em que níveis da consciência estão, e se há alinhamento entre eles. Foi adotada como base e principal referencial teórico para o trabalho, a teoria dos níveis de consciência de Richard Barret (2000), que se apoiou sobre os estudos da hierarquia de necessidades de Abraham Maslow (1999), ampliando-a para níveis mais elevados. A revisão bibliográfica disserta acerca de valores pessoais corporativos e cultura organizacional, evidenciando também a importância do papel da liderança em seu processo de formação e desenvolvimento. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado, como principal ferramenta. Além disso, foram conduzidas observação participante e análise documental, construindo-se assim, uma metodologia de avaliação que facilite o planejamento de ações necessárias, a partir do diagnóstico da empresa quanto ao seu alinhamento de valores pessoais e organizacionais. Os resultados foram dispostos através de tabelas e figuras, e demonstraram a distribuição de todos os valores encontrados entre os sete níveis da consciência, bem como, aqueles considerados os mais importantes, e os positivos e limitadores, para todo o grupo e para os grupos de executivos e de demais colaboradores, separadamente. As conclusões apontaram para a pouca existência de alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais na empresa estudada, e as recomendações têm o objetivo de sugerir ações prioritárias em função dos resultados obtidos, além de novos estudos sobre o tema-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectcultura organizacional, alinhamento de valores, gestão.-
Palavras-chave: dc.subjectorganizational culture, values alignment, management.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAlinhamento de valores pessoais e organizacionais: um estudo de caso em empresa de médio porte-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.