O cinema na história e a história no cinema: perspectiva e criação em três experiências cinematográficas no Brasil dos anos 1990

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMauad, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorKnauss, Paulo-
Autor(es): dc.contributorAmancio, Antônio Carlos-
Autor(es): dc.contributorKornis, Mônica Almeida-
Autor(es): dc.contributorMorettin, Eduardo Victorio-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Vitória Azevedo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22133-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766567-
Descrição: dc.descriptionA tese tem como proposta a análise dos procedimentos de pesquisa para elaboração dos filmes O Velho, a história de Luiz Carlos Prestes (Toni Venturi, 1997), O Cineasta da Selva (Aurélio Michiles, 1997) e Baile Perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, 1996) com o objetivo de refletir sobre a produção de representações históricas pela historiografia e pelo cinema. Enfatiza-se a relação entre cinema e história no âmbito do processo de elaboração de uma abordagem histórica na tela. Os procedimentos de pesquisa na elaboração de um filme com temática histórica foram tratados neste trabalho como um elemento constitutivo da prática de representação fílmica. Não foi objeto dessa investigação, nem seus procedimentos, a "verificação" da veracidade das informações ou a "legitimidade" ou "autenticidade" das fontes usadas. O objetivo voltou-se fundamentalmente para a reflexão sobre o complexo processo de elaboração do filme no qual participam visões de história, objetivos, disponibilidade de documentos e uma gama de fatores que podem influenciar em qualquer processo criativo. Cada uma das obras foi tratada de acordo com as especificidades da sua proposta e tipo de produção, para tanto foi utilizada a metodologia de história oral e da análise dos elementos da narrativa fílmica, bem como uma substantiva bibliografia sobre teoria da história-
Descrição: dc.description299 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói, RJ-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa histórica-
Palavras-chave: dc.subjectRoteiro-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectFilmes históricos-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectFilme histórico-
Palavras-chave: dc.subjectRoteiro cinematográfico-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa histórica-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical research-
Palavras-chave: dc.subjectScript-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian cinema-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical films-
Título: dc.titleO cinema na história e a história no cinema: perspectiva e criação em três experiências cinematográficas no Brasil dos anos 1990-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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