Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Emmanoel | - |
Autor(es): dc.contributor | Polivanov, Beatriz | - |
Autor(es): dc.contributor | Braga, Robson | - |
Autor(es): dc.creator | Costantino, Fernanda Angelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6651 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766563 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação busca discutir a performance de si no aplicativo Tinder, com foco principalmente no conceito de gerenciamento da impressão elaborado por Erwing Goffman (2002), em sua obra “A Representação do Eu na Vida Cotidiana”. Gerenciamento da impressão diz respeito à forma como os sujeitos constroem sua autoapresentação a partir do olhar do outro, tentando administrar a impressão que o mesmo terá da narrativa exposta. Para a elaboração deste trabalho, foram analisados 100 perfis de usuários homens e realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 usuárias mulheres, com o intuito de perceber a forma como as mesmas recebem as narrativas de apresentação dos usuários do gênero masculino. Com base na pesquisa empírica, percebeu-se algumas questões importantes na performance de si no Tinder: 1) a preocupação com a autenticidade, tanto no sentido de uma originalidade na criação do perfil, quanto em relação à honestidade das informações ali expostas (tal cenário influencia a construção de uma narrativa de si feita no limiar entre uma auto-promoção e um perfil autêntico); 2) a busca a partir de esteriótipos, em um contexto onde são poucas as pistas sociais que permitem avaliar o outro no momento da interação; 3) a apresentação de si a partir do gerenciamento da impressão que se deseja transmitir, trazendo a percepção de que o self ali exposto será ou não confirmado em um segundo momento, e trazendo ainda a busca por vestígios e rupturas de tais apresentações em outros contextos online, como outros sites e aplicativos de redes sociais. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to discuss self-performance in the application Tinder, focusing mainly on the concept of impression management developed by Erwing Goffman (2002), in his work "The Representation of the Self in Everyday Life." Impression management refers to how subjects construct their self-presentation from the other's look, trying to manage the impression they have of the narrative exposed. For the elaboration of this work, 100 profiles of male users were analyzed and interviews were carried out with 8 female users, in order to understand how they receive the narratives of presentation of male users. Based on the empirical research, some important questions about Tinder performance were perceived: 1) the concern with authenticity, both in the sense of originality in the creation of the profile and in relation to the honesty of the information exposed therein (such scenario influences the construction of a narrative of self made on the threshold between a self-promotion and an authentic profile); 2) the search based on stereotypes, in a context where there are few social cues that allow to evaluate the other at the moment of interaction; 3) the presentation of self from the management of the impression that is to be transmitted, bringing the perception that the self exposed there will be confirmed in a second moment, and bringing the search for vestiges and ruptures of such presentations in other contexts online, like other sites and social networking applications. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da impressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tinder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Site de Relacionamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impression management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Authenticity | - |
Título: dc.title | Questões identitárias no Tinder: performance de si, autenticidade e gerenciamento da impressão a partir da percepção do gênero feminino | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: