Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Adílio Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7617994755277783 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pompilho, Wendel Mattos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7478367813739692 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Marcelo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Biasse, Anselmo Domingos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7720745281276961 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5136198996940314 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Matheus Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766553 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta a proposta de um jogo didático, para o ensino da História da Química aos alunos dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio. Considerando que a História da Química é um assunto pouco difundido, e acreditando que a sua compreensão auxilia o entendimento dos conteúdos da disciplina, é proposto um estudo sobre a necessidade da formação continuada dos docentes, destacando de que forma as metodologias alternativas auxiliam os educadores, na construção do conhecimento de seus alunos. Desde Vygotsky, a utilização de atividades lúdicas para auxiliar a construção do conhecimento tem se mostrado uma ferramenta promissora, sendo uma metodologia alternativa, a qual atrai a atenção dos alunos, gerando prazer e reconhecimento pelo seu esforço, incentivando a sua construção do saber, resultando em uma aprendizagem significativa. Com base neste contexto, é apresentado o jogo “VOCÊ SABIA: HISTÓRIA DA QUÍMICA”, sendo um jogo de tabuleiro com perguntas sobre a História da Química. A pesquisa para seu desenvolvimento utilizou da metodologia de revisão bibliográfica, para a compreensão dos assuntos propostos, e para a criação do jogo. Com seu desenvolvimento finalizado, o mesmo foi testado e avaliado em diversos grupos de professores, utilizando a metodologia de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, pelo objetivo de avaliar diretamente as aplicações teóricas do jogo, na realidade empírica, retratando de forma real e dinâmica a utilização do jogo em escalas individuais e coletivas. Desta forma, comprovando que a utilização do jogo “VOCÊ SABIA: HISTÓRIA DA QUÍMICA” realmente auxilia na construção do conhecimento sobre a História da Química. | - |
Descrição: dc.description | The History of Chemistry would be considered a little disseminated subject. However, there are still several applications on learning methodology to be explored by when it is about junior and high schoolers. In order to bring a ludic point of view for this scenario, the present essay focuses on educational toys as a possible solution on this matter. Believing that a gameplay approach would lead the students to a better comprehension, another need comes up: continuing education for teachers, in order to prepare them on alternative knowledge construction methodologies. From Vygotsky, games as a way to help on learning processes has been shown as an useful tool. It catches the students‟ attention, giving them pleasure and motivation while learning. Therefore, the grown of learning becomes a fun time, not more an obligation. Based on that context “DID YOU KNOW: THE HISTORY OF CHEMISTRY”, is introduced to learners as a board game with answers and questions about chemistry‟s History. As for the development of such project a research made on bibliographic review methodology had been applied. Both to better understand the proposed subject, chemistry, and to build the ludic activity. By the time the project was done, it was tested and evaluated by different professors‟ groups within the field research methodology with a qualitative approach, as a mean to reach the theoretical applications of the game in empirical reality. That way it was possible to observe the dynamic of individual and collective effect on the usage of this project object in realistic scenario. Significantly endorsing the value of “DID YOU KNOW: THE HISTORY OF CHEMISTRY” as a valid implement on chemistry‟s History knowledge building. | - |
Descrição: dc.description | The History of Chemistry would be considered a little disseminated subject. However, there are still several applications on learning methodology to be explored by when it is about junior and high schoolers. In order to bring a ludic point of view for this scenario, the present essay focuses on educational toys as a possible solution on this matter. Believing that a gameplay approach would lead the students to a better comprehension, another need comes up: continuing education for teachers, in order to prepare them on alternative knowledge construction methodologies. From Vygotsky, games as a way to help on learning processes has been shown as an useful tool. It catches the students‟ attention, giving them pleasure and motivation while learning. Therefore, the grown of learning becomes a fun time, not more an obligation. Based on that context “DID YOU KNOW: THE HISTORY OF CHEMISTRY”, is introduced to learners as a board game with answers and questions about chemistry‟s History. As for the development of such project a research made on bibliographic review methodology had been applied. Both to better understand the proposed subject, chemistry, and to build the ludic activity. By the time the project was done, it was tested and evaluated by different professors‟ groups within the field research methodology with a qualitative approach, as a mean to reach the theoretical applications of the game in empirical reality. That way it was possible to observe the dynamic of individual and collective effect on the usage of this project object in realistic scenario. Significantly endorsing the value of “DID YOU KNOW: THE HISTORY OF CHEMISTRY” as a valid implement on chemistry‟s History knowledge building. | - |
Descrição: dc.description | 186 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem da Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem lúdica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotinuing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational toys | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ludic learning | - |
Título: dc.title | História da química na formação continuada de professores: uma abordagem lúdica com o uso de jogo didático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: