Pedagogia de projetos: contribuições de uma futura pedagoga

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5288043215984971-
Autor(es): dc.contributorPereira, Júlio Cézar Medeiros da Silva-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Fernando de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4982119146423529-
Autor(es): dc.creatorBarros, Mayara de Azevedo Omecias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26533-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766541-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho destaca a importância da pedagogia de projetos, bem como seu uso dentro das instituições de ensino. Apresenta uma série de fatores relacionados aos projetos pedagógicos, tais como elaboração, objetivos e fundamentos teóricos e práticos. Falamos a respeito de construção coletiva de projetos, buscando promover o envolvimento integral de alunos (as) e participação destes em grupos. Entendemos como fundamental o papel do (a)professor (a) dentro desse cenário, na instrução e criação de um projeto em sala. O (a) professor (a) é uma ponte que renova ou desperta ao aluno (a) conhecimentos. Por muito tempo professores (as) e alunos (as) trabalharam projetos em sala de aula sem realmente entenderem a grande funcionalidade e eficácia desse recurso pedagógico. O presente trabalho de conclusão de curso visa, pois, clarear os meus próprios pensamentos e, a partir de experiências práticas, redirecionar a visão de educadores e educadoras para uma linha mais prazerosa e dinâmica na forma de trabalhar. Valioso é quebrar a velha ideia de que o conhecimento só pode ser adquirido através de recursos tradicionais (papel, caneta e lápis). Defendemos ser possível trabalhar várias áreas e assuntos do conteúdo escolar com projetos pedagógicos bem elaborados e com a participação direta dos alunos na construção do mesmo. Infelizmente, o tema que abarcamos ainda carece de visibilidade em nossa região. A partir da narrativa pessoal, na forma de relato de experiências, sigo renovando meu próprio olhar para a pedagogia de projetos e para novas metodologias de ensino que sejam capazes de me fazer enxergar o potencial existente em cada um dos alunos e alunas que passam por minhas salas de aula.-
Descrição: dc.descriptionThe present work emphasizes the importance of the pedagogy of projects, as well as their use within educational institutions. It presents a series of factors related to pedagogical projects, such as elaboration, objectives and theoretical and practical foundations. We talk about collective construction of projects, seeking to promote the full involvement of students and their participation in groups. We understand as fundamental the role of the teacher within this scenario, in the instruction and creation of a project in the classroom. The teacher is a bridge that renews or awakens the student's knowledge. For a long time teachers and students have worked on projects in the classroom without really understanding the great functionality and effectiveness of this pedagogical resource. The present work of conclusion of course aims, therefore, to clear my own thoughts and, from practical experiences, to redirect the vision of educators for a more pleasant and dynamic line in the way of working. Valuable is breaking the old idea that knowledge can only be acquired through traditional resources (paper, pen and pencil). We defend that it is possible to work on several areas and subjects of school content with well-designed pedagogical projects and with the direct participation of students in the construction of the same. Unfortunately, the theme we cover still lacks visibility in our region. From the personal narrative, in the form of an account of experiences, I continue to renew my own look at the pedagogy of projects and new teaching methodologies that are capable of making me see the potential that exists in each of the students who pass through my classrooms.-
Descrição: dc.description35 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia de Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos Pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectProject Pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Projects-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-Learning-
Título: dc.titlePedagogia de projetos: contribuições de uma futura pedagoga-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.