
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Maria Goretti | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Denilia Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8636 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766538 | - |
| Descrição: dc.description | Esse trabalho de conclusão de curso buscou problematizar a questão da medicalização presente no cotidiano escolar. O enfrentamento do cotidiano da prática docente foi a mola propulsora da escolha dessa temática para o estudo aprofundado. O objetivo desse estudo é questionar o processo de medicalização da aprendizagem e sua interferência na prática docente, a partir de relatos de experiência pessoal em sala de aula. O comprometimento do educador é explorado, o sentido de ser docente e a paixão de ensinar, e a memória da prática docente é resgatada na descoberta de caminhos que levam à aprendizagem de crianças que apresentam um “estilo cognitivo diferenciado”. São trazidas contribuições para o desenho do papel docente na gestão da sala de aula, realçando a responsabilidade de refletir sobre a produção do conhecimento do aluno, promovendo o “movimento”, favorecendo a iniciativa e a curiosidade no perguntar e no responder, e construindo novos saberes com os alunos | - |
| Descrição: dc.description | This course conclusion work sought to discuss the issue of medicalization present in everyday school life. The confrontation of the teaching practice everyday was the driving force behind the choice ofthis theme for further study. The aim of this study is to question the process of medicalization of learning and its interference in the teaching practice, from personal experience in the classroom reports. The commitment of the educator is explored, the sense of being a teacher and a passion for teaching, and the memory of the teaching practice is rescued in the discovery of paths that lead to learning of children who have a "different cognitive style." contributions to the design of the teaching role in classroom management are brought, highlighting the responsibility of reflecting on the production of knowledge of the student, promoting the "movement", encouraging initiative and curiosity in asking and answering, and building new knowledge with the students | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Problemas de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Practice teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning problems | - |
| Título: dc.title | Sobre a paixão de ensinar: desconstruindo a necessidade de laudo médico na sala de aula para problemas de aprendizagem | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: