Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Spinelli, Eliani | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Wagner Felippe | - |
Autor(es): dc.creator | Domingues, Raíssa Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766508 | - |
Descrição: dc.description | Um dos principais desafios no ensino de química na educação básica é o desinteresse dos alunos. Fato este ocasionado pela dificuldade que eles possuem de relacionar os conteúdos ensinados à aplicabilidade em seu contexto. Uma possível forma de superar este obstáculo é fazendo uso de abordagens alternativas à tradicional, tais como a contextualização e experimentação, visto que estas estimulam o interesse dos alunos levando-os a participar ativamente do seu processo de aprendizagem. Uma temática que se encaixa nessa proposta é a de Química Forense que está presente no dia a dia dos alunos como tema principal de diversas séries televisivas lançadas. Alguns experimentos relacionados a prática pericial são de execução simples e podem ser adaptados para realização em sala de aula. Dessa forma, este trabalho fez uso da Química Forense como temática de contextualização através da experimentação, com objetivo principal de motivar os alunos ao aprendizado de química. A aula foi aplicada de forma presencial em uma turma de 3° ano do ensino médio em um colégio da rede privado da cidade de Maricá. A aula foi dividida em 3 etapas, sendo a primeira uma introdução sobre Química Forense, a segunda uma oficina de experimentos e a terceira a simulação de cena de crime. A utilização da contextualização e da experimentação no ensino através da Química Forense se mostraram válidas considerando as respostas dos alunos ao questionário feedback, onde afirmam que aprender química é interessante, como também o comportamento deles durante a aula, visto que se encontravam visualmente motivados, falantes e extremamente participativos durante a aula. | - |
Descrição: dc.description | One of the main challenges in teaching chemistry in basic education is students' lack of interest. This fact is caused by the difficulty of relating the contents taught to the applicability in their context. One possible way to overcome this obstacle is to use alternative approaches to the traditional one, such as contextualization and experimentation, since these stimulate the interest of students, leading them to participate actively in their learning process. A theme that fits this proposal is forensic chemistry, which is present in the students’ daily lives as the main theme of several television series launched. Some experiments related to expert practice are simple to execute and can be adapted to be performed in the classroom. Thus, this work used Forensic Chemistry as a contextualization theme through experimentation, with the main objective of motivating students to learn chemistry. The class was applied in a 3rd year high school classroom in a private school in the city of Maricá. The class was divided into 3 stages, the first being an introduction to Forensic Chemistry, the second an experiment workshop and the third a crime scene simulation. The use of contextualization and experimentation in teaching through Forensic Chemistry proved to be valid considering the students' responses to the feedback questionnaire, where they claim that learning chemistry is interesting, as well as their behavior, since they were visually motivated, talkative and extremely participatory during the class. | - |
Descrição: dc.description | 102 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química Forense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agente Motivador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química legal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forensic Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivating Agent | - |
Título: dc.title | Uso da temática química forense como agente motivador do ensino de química através de experimentos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: