A percepção de crianças sobre a desigualdade ambiental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorCavalieri, Lucia-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Vivian Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32354-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766505-
Descrição: dc.descriptionO intuito desse projeto de pesquisa foi investigar as percepções de crianças em relação ao meio ambiente em que vivem e às injustiças ambientais que as cercam por meio de uma abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram crianças que cursam o 3o ano do ensino fundamental, numa média de faixa etária dos 8 aos 10 anos, alunos provenientes de duas diferentes escolas (Escola 1 e Escola 2), uma municipal e outra particular, ambas localizadas no município de Niterói-RJ, e suas percepções foram registradas através de uma atividade que solicitou o desenho de um mapa do caminho de suas casas até a escola e o registro de um pequeno parágrafo. Concluiu-se, através da análise dessas atividades, que as crianças percebem sim os efeitos das desigualdades ambientais que as cercam, e o fazem de forma bastante intuitiva e crítica, indicando seus contextos, os valores envolvidos nos mesmos e explicitando os problemas de forma concreta.-
Descrição: dc.descriptionThe intention of this research project was to investigate children's perception of the environment in which they live and the environmental injustices that surround them through a qualitative approach. The research participants were children who attend the 3rd year of elementary school, with an average age of 8 to 10 years, students from two different schools (School 1 and School 2), one municipal and the other private, both located in Niteroi-RJ, and their perceptions were recorded through an activity that asked them to draw a map of the way from their homes to the school and to record a small paragraph. It was concluded, through the analysis of these activities, that children do perceive the effects of environmental inequalities that surround them, and they do so in a very intuitive and critical way, indicating their contexts, the values involved and explaining the problems in a concrete way.-
Descrição: dc.description74 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJustiça ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectGrupo social-
Palavras-chave: dc.subjectRisco ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleA percepção de crianças sobre a desigualdade ambiental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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