Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vasconcellos, Mônica | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Sandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Terra, Dinah Vasconcellos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gatti, Bernardete Angelina | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Lucimar Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Ruiz, Mariel Alejandra | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Cyntia de Souza Bastos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32527 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766503 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa realizada durante o processo de doutoramento contou com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Inserida na interface entre o campo de formação e o exercício da profissão de professor, teve como objetivo analisar as experiências vividas e refletidas por licenciandos do Grupo PET Conexões de Saberes Interdisciplinar da UFF durante o período pandêmico (2020 a 2022). Partindo desta finalidade, utilizou-se a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, no qual privilegiou-se o contato direto da pesquisadora com os ambientes investigados: escola e universidade. Considerando que o período da pesquisa coincidiu com a pandemia do COVID-19, foram adotados procedimentos que respeitassem as medidas sanitárias e assegurassem o andamento da investigação sem pôr em risco a saúde das pessoas envolvidas. As informações que emergiram deste percurso decorreram de análise documental, gravações em áudio do acompanhamento da pesquisadora durante as reuniões do Grupo PET, das mensagens trocadas via aplicativo de WhatsApp, do diário de campo da pesquisadora e das entrevistas narrativas realizadas com os sujeitos envolvidos – Tutora e quatro licenciandos participantes do referido Grupo. Estes dados foram organizados, selecionados, descritos, comparados e analisados em sintonia com o referencial teórico relativo à temática. Julgou-se que, por meio desta investigação, houve a oportunidade de compreender, em que medida, os estudos e as práticas desenvolvidas pelo Grupo PET Conexões de Saberes Interdisciplinar, mediante o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, têm contribuído para a formação dos futuros professores, assim como para o exercício da profissão e para a relação estabelecida entre universidade e escola, ponderando sobre o que foi realmente possível ser realizado durante o período da pandemia e as aprendizagens construídas neste processo. Concluiu-se que, guiar a formação de professores para que sejam capazes de ensinar requer embasamento teórico, experiências diversas no campo da construção de estratégias pedagógicas, rigorosa apropriação dos conteúdos que serão trabalhados. Isso implica a necessidade do envolvimento de um professor/tutor comprometido, apoio e investimento institucional e governamental. Da mesma forma, os professores precisam viver, continuamente, processos de reflexão crítica - individual e coletiva - alicerçados no entrelaçamento entre estudos teóricos e práticas pedagógicas, focando mais diretamente na maneira como podem transformar e ressignificar suas experiências, ajudando a minimizar as dificuldades que professores recém-formados costumam enfrentar ao ingressar no magistério. Por isso, o trabalho concebido e desenvolvido pelo Grupo PET- Conexões de Saberes Interdisciplinar se mostra como perspectiva formativa peculiar, uma vez que, além de proporcionar a indissociabilidade entre teorias e desenvolvimento de práticas pedagógicas baseadas em projetos interdisciplinares, mostra como todo o processo que o fundamenta está alicerçado num movimento que envolve, continuamente, professores, licenciandos/as e estudantes da educação básica, com o intuito de fomentar a formação profissional docente calcada nas relações que escola e universidade estabelecem e nas contribuições teóricas dos autores estudados. Da mesma forma, as experiências singulares da Tutora podem servir de exemplo, ou de inspiração, a outras pessoas em seu próprio contexto, pois, apesar das histórias não se repetirem, os contextos se ligam compondo uma rede pela qual transitam intenções, desafios, aprendizagens e significados. Isto porque, ao redirecionar as ações previstas pelo Ciclo Jurema, princípios basilares do Grupo continuaram sendo mobilizados, apesar do contexto de trabalho ter sido modificado. Portanto, em termos metodológicos, este trabalho oferece uma contribuição que não se caracteriza em etapas rígidas de uma receita padronizada, sob o risco de perder a vitalidade e o movimento próprio de cada projeto, mas oferece pistas que podem ajudar a avançar na construção de ambientes mais humanos fundados em percursos únicos voltados ao coletivo, respeitando e valorizando diferentes saberes e possibilidades de aprendizagem através de abordagens alicerçadas em perspectivas dialógicas e colaborativas, dentre as quais destacamos a interdisciplinaridade. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The present research took place during the period of my doctorate studies and was supported by Coordination of Superior Level Staff Improvement – Brazil (CAPES) – Financing Code 001. Being part of the interface between the formation/training field and the actual practice of the teaching profession, this work aimed at analyzing the life experiences and the reflections experienced by the students of the PET Group, called Interdisciplinary Connections and Knowledge at UFF during the time of the pandemic (from 2020 to 2022). Having this objective as a starting point, the methodology used was of qualitative aspect, using case study, in which what was seen was the direct contact between the researcher and the places of study: the school and the university. Taking into account the fact that it all occurred during the time of the Covid-19 pandemic, certain procedures were used so that all sanitary measures were respected and in order to guarantee the process of investigation and the good health of everyone involved in the process. The information obtained in this course came from documentary analysis, audio recordings of the attendance of the researcher during the meetings of the PET Group, the exchange of messages via WhatsApp, the researcher’s diary and the interviews with all of those involved in the work – the Tutor and four licensed students from the above-mentioned group. All the data was organized, selected, described and analyzed in consonance to the theoretical reference related to the theme. It was observed that, through this investigation, there were some opportunities to understand how the studies and practices developed by the PET Group Interdisciplinary Connections and Knowledge had been contributing for the formation of future teachers, as well as for the practice of the teaching profession and for the relationship established between the university and the school, pondering on what was possible to be achieved during the pandemic and all that was learned in the process. All of this was achieved especially via the development of interdisciplinary practices. It was later on concluded that guiding the formation of new teachers so that they are truly capable of teaching demands theoretical basis, varied experiences in the field of pedagogical strategies, and strict appropriation of the topics to be dealt with. Likewise, teachers need to continually live processes of critical reflection – both individual and collective – based on the union between theoretical studies and pedagogical practice, focusing more specifically in the way they can transform and resignify their experiences, helping minimize the difficulties that recently graduated teachers usually face in the beginning of their professional lives. Thus, the work developed by the PET Group – Interdisciplinary Connections and Knowledge – presents itself as a peculiar formative perspective; since it not only provides the close connection between theories and the development of pedagogical practices based upon interdisciplinary projects, but it also exhibits how all the process which fundaments said work is grounded in a movement which continually involves teachers, teachers in training and students from basic educational levels; all of this with the purpose of motivating type of teacher formation which is established in the relationship between school and university and and in the contributions offered by the authors in study. Furthermore, the unique experiences experimented bu the Tutor may serve as examples, or even inspire, others in their own social context; all of this because, although it is unlike that the life stories may be the same, the contexts connect themselves, forming a network in which intentions, challenges, learning processes and significations interwine. All of this because redirecting the actions proposed by the Jurema Cycle enables a mobilization of the basic principles of the Group; even though the context of work is different. Therefore, in methodological terms, this work offers a sort of contribution which is not set is rigid steps of a ready-made recipe, on the contrary, instead of running the risk of losing its vitality and the proper movement of each project, this paper offers clues which may help in the construction of more humane environments, based on unique routes which lead to collectivity, respecting and valuing different knowledges and learning possibilities through ways devoted to dialogical and collaborative perspectives, among which we emphasize interdisciplinarity. | - |
Descrição: dc.description | 230 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade e Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo PET Conexões de Saberes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos Interdisciplinares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissão Docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | University and School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary Projects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Profession | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial Formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | PET Group Connections and Knowledge | - |
Título: dc.title | Formação inicial docente: um percurso singular de práticas interdisciplinares do grupo PET-INTER/UFF em diálogo entre universidade e escola básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: