Os números do ponto de vista histórico e a construção do conjunto dos números reais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGusmão, Paulo Henrique Cabido-
Autor(es): dc.creatorPereira, Guilherme Brandão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29609-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766502-
Descrição: dc.descriptionBaseado em relatos de professores de matemática do ensino básico sobre como os alunos demonstram mudança de postura e interesse em relação à aula de matemática ao se depararem com a abordagem histórica do conteúdo matemático, o presente trabalho apresenta uma longa (porém pontual) análise de alguns dos principais sistemas de numeração utilizados ao longo da história por diversos povos de culturas diferentes e como a evolução dos costumes dessas culturas influenciaram as mudanças nas notações aritméticas e até o surgimento e adoção de novos sistemas de numeração. A principal proposta é fornecer ao professor de matemática uma ferramenta que possa ser utilizada para permear suas aulas com conteúdo histórico tornando-a mais atrativa para seus alunos. O trabalho inicia apresentando os sistemas de numeração que escolhemos abordar em ordem cronológica, com foco nas notações dos números, mas também procurando abordar como eram realizadas as operações aritméticas com essas notações, e culmina abordando a construção do conjunto dos números reais de maneira rigorosa através de cortes de Dedekind, apresentando diversas definições e teoremas demonstrados detalhadamente.-
Descrição: dc.descriptionBased on reports from elementary school mathematics teachers about how students show a change of attitude and interest in relation to the mathematics class when faced with the historical approach to mathematical content, the present work presents a long (but punctual) analysis of some of the main numbering systems used throughout history by different peoples of different cultures and how the evolution of the customs of these cultures influenced the changes in arithmetic notations and even the emergence and adoption of new numbering systems. The main proposal is to provide the mathematics teacher with a tool that can be used to permeate their classes with historical content, making it more attractive to their students. The work begins by presenting the numbering systems that we chose to approach in chronological order, focusing on the notations of the numbers, but also trying to approach how arithmetic operations were performed with these notations, and culminates by approaching the construction of the set of real numbers in a rigorous way through of Dedekind cuts, presenting several definitions and theorems demonstrated in detail.-
Descrição: dc.description93 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de Numeração-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros reais-
Palavras-chave: dc.subjectCortes de Dedekind-
Palavras-chave: dc.subjectNúmero decimal-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAritmética-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectNumbering Systems-
Palavras-chave: dc.subjectreal numbers-
Palavras-chave: dc.subjectDedekind cuts-
Título: dc.titleOs números do ponto de vista histórico e a construção do conjunto dos números reais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.