Ensino de química e a formação do sujeito de direito: uma reflexão sobre a realidade de Alcântara, São Gonçalo – RJ, através do tratamento de água e esgoto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Sonia Regina Alves Nogueira de-
Autor(es): dc.contributorSelles, Jairo Paes-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.creatorBatista, Gabriel Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766463-
Descrição: dc.descriptionA preservação da biosfera em prol de uma vida digna, enquanto um dos Direitos Humanos fundamentais, foi reconhecida a partir do impacto visível resultante da exploração do meio ambiente. Apesar do reconhecimento internacional, as violações contra o planeta persistem. A Educação em Direitos Humanos entende o papel da educação como um importante pilar para a sua consolidação. A problematização freiriana, no seu processo dialógico de desvelar o mundo com o educando para a atuação crítica na sociedade, é uma estratégia pedagógica que oportuniza a formação de sujeitos conscientes de seus direitos e ativos na sociedade. O Ensino de Química problematizador e contextualizado nos problemas sociais permite ao aluno, por meio do conhecimento científico, analisar com profundidade tanto a esfera natural quanto a social de modo que possibilite o exercício da cidadania. O bairro de Alcântara, polo econômico do município de São Gonçalo – RJ, é conhecido pelos seus problemas de saneamento básico e falta de organização do espaço urbano, causando transtornos aos seus moradores. Neste trabalho, é apresentada uma proposta didático-pedagógica contextualizada na realidade de Alcântara, que discute os problemas do bairro frente ao tratamento de água e esgoto e permite trabalhar os conteúdos químicos de substâncias puras, simples e compostas, misturas e métodos de separação a partir de uma metodologia problematizadora que possibilita o educando perceber a importância dos serviços de saneamento para a vida em sociedade.-
Descrição: dc.descriptionThe preservation of the biosphere on behalf of a dignified life, as one of the fundamental Human Rights, was recognized from the visible impact of the exploration of the environment. Despite international recognition, violations against the planet persist. Education in Human Rights understands education's role as an important pillar for its consolidation. The freirian problematization, in its dialogical process of unveiling the world with the student for the critical action in society, is a pedagogical strategy that contributes to the production of individuals aware of their rights and active in society. Chemistry Teaching as an argumentative configuration and contextualized in social issues allows the student, through scientific knowledge, to analyze in depth both the natural and the social sphere in a way that enables the practice of citizenship. The Alcântara district, economic center of the town of São Gonçalo - RJ, is known for its issues of basic sanitation and lack of organization of the urban spaces, causing inconveniences to the residents. In this discourse, it is presented a didactic-pedagogical proposal contextualized in Alcântara’s reality, which discusses the district’s concerns about the water treatment and sewage and enables to conduct the chemistry content of pure substances, simple and compound, mixtures and separation methods as of an argumentative methodology that enables the pupil to understand the importance of sanitation for community life.-
Descrição: dc.description76 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação problematizadora-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em direitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de sujeitos de direitos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectTratamento de água e esgoto-
Palavras-chave: dc.subjectAlcântara-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito de Direito-
Palavras-chave: dc.subjectSaneamento básico-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos fundamentais-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-based education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation in human rights-
Palavras-chave: dc.subjectFormation of individuals with rights-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectWater and sewage treatment-
Título: dc.titleEnsino de química e a formação do sujeito de direito: uma reflexão sobre a realidade de Alcântara, São Gonçalo – RJ, através do tratamento de água e esgoto-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.