Cenário prospectivo do setor automobilístico brasileiro até o ano de 2050

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorRêgo, Ricardo Bordeaux-
Autor(es): dc.contributorNepomuceno, Lívia Dias de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorBorges, Eugênio da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766454-
Descrição: dc.descriptionO setor automobilístico mundial passa por um período de grandes mudanças. Existe uma pressão da sociedade buscando a redução das altas taxas de emissões de gases de efeito estufa, sendo que o setor automobilístico é responsável por 25% das emissões em todo o mundo. No Brasil o cenário não é diferente, com o setor automobilístico sendo responsável por 45% das emissões de dióxido de carbono do nosso país. Dessa forma em diversos países do mundo estão sendo aprovadas leis estabelecendo prazos máximos para a migração dos veículos movidos a combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, para veículos movidos a energia alternativa, como os veículos elétricos, veículos à hidrogênio etc. No Brasil tramita no Senado federal um projeto de lei que estipula prazo para a proibição e para a comercialização de veículos movidos a combustíveis fósseis. Atualmente parte da frota nacional já utiliza energia renovável através do etanol hidratado, do etanol anidro (misturado na gasolina) e do biodiesel (misturado no diesel), reduzindo dessa forma a urgência de migração para outras tecnologias em comparação aos países que utilizam apenas o derivado de petróleo como combustível automotivo. Assim, essa pesquisa tem como objetivo definir cenários prospectivos para o setor automobilístico brasileiro até o ano de 2050, através do método Grumbach (MARCIAL e GRUMBACH, 2008), considerando alternativas de energia renováveis a serem introduzidas na frota nacional nos próximos anos, atendendo a lei que tramita no Senado nacional que estabelece prazos para o fim da comercialização de veículos novos e circulação de veículos velhos que emitam dióxido de carbono, o que inclui os veículos movidos a combustíveis fósseis como gasolina e diesel. Essa metodologia prevê a análise da situação atual, a identificação das principais variáveis do setor e a elaboração e interpretação dos cenários provável, ideal e de tendência, no período estabelecido no trabalho, através de questionário enviado aos peritos do setor-
Descrição: dc.descriptionThe global automobile sector is going through a period of great changes. There is pressure from society to reduce the high rates of greenhouse gas emissions, with the automobile sector being responsible for 25% of emissions worldwide. In Brazil, the scenario is no different, with the automobile sector being responsible for 45% of our country's carbon dioxide emissions. In this way, in several countries of the world, laws are being passed establishing maximum deadlines for the migration of vehicles powered by fossil fuels, such as gasoline and diesel, to vehicles powered by alternative energy, such as electric vehicles, hydrogen vehicles, etc. In Brazil, a bill is being discussed in the Federal Senate that stipulates a deadline for the prohibition and commercialization of vehicles powered by fossil fuels. Currently, part of the national fleet already uses renewable energy through hydrous ethanol, anhydrous ethanol (mixed with gasoline) and biodiesel (mixed with diesel), thus reducing the urgency of migrating to other technologies compared to countries that only use the derivative. of petroleum as automotive fuel. Thus, this research aims to define prospective scenarios for the Brazilian automobile sector until the year 2050, through the Grumbach method (MARCIAL e GRUMBACH, 2008), considering renewable energy alternatives to be introduced in the national fleet in the coming years, in compliance with the law that is being processed in the National Senate that sets deadlines for the end of the sale of new vehicles and the circulation of old vehicles that emit carbon dioxide, which includes vehicles powered by fossil fuels such as gasoline and diesel. This methodology provides for the analysis of the current situation, the identification of the main variables of the sector and the elaboration and interpretation of probable, ideal and trend scenarios, in the period established in the work, through a questionnaire sent to the sector experts.-
Descrição: dc.description122 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSetor automobilístico brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCenários prospectivos-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia-
Palavras-chave: dc.subjectPetróleo e Gás-
Palavras-chave: dc.subjectCarros elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectSetor automobilístico-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia renovável-
Palavras-chave: dc.subjectCenários prospectivos-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian automobile sector-
Palavras-chave: dc.subjectProspective scenarios-
Palavras-chave: dc.subjectEcology-
Palavras-chave: dc.subjectOil and Gas-
Palavras-chave: dc.subjectElectric vehicles-
Título: dc.titleCenário prospectivo do setor automobilístico brasileiro até o ano de 2050-
Título: dc.titleProspective scenario of the brazilian automotive sector until the year 2050-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.