Atrasos aéreos: uma nova medida baseada na análise envoltória de dados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, João Carlos Correia Baptista Soares de-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701354D3-
Autor(es): dc.contributorBiondi Neto, Luiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795262T1-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703483P4-
Autor(es): dc.creatorBarros, Tatiana Dodsworth de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18061-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766445-
Descrição: dc.descriptionFlights delays had always been one of the main problems in the air transportation. Due to the recent chaos in the Brazilian airports the media began to notice the situation of the flights delays. The form to measure these delays became a question of great importance. Such a measure already existed, but it lost credibility when the Brazilian Agency for Air Transportation changed the calculus methodology for domestic flights. Even before this change, the punctuality index presented severe drawbacks. The main goal of this thesis is to present a new index. Our index will take into account both the departure and the arrivals delays. We do not want to say that a flight is, or is not, delayed. We intend to quantify the delays. To do so, we will propose an index based on Data Envelopment Analysis (DEA)-
Descrição: dc.descriptionAtrasos em vôos sempre foram um dos problemas existentes no transporte aéreo. Diante do caos que se instalou nos aeroportos e no espaço aéreo brasileiro nos últimos tempos, o constante atraso de vôos de diversas companhias aéreas foi um tema que ganhou muito espaço na mídia. A forma de medir estes atrasos passou, então, a ser uma questão de suma importância. Tal medida já existia, mas foi executada uma alteração no limite de tolerância para os atrasos de vôos domésticos que retirou a credibilidade das medidas. Mesmo antes dessa alteração, o índice de pontualidade utilizado já tinha sérios inconvenientes. A proposta desta dissertação é um novo índice que agregue os atrasos de partida e chegada num único indicador. Pretende-se ainda que, em vez de limites para um vôo ser considerado atrasado, haja uma quantificação relativa desse atraso. Para a construção do índice foi usada a Análise Envoltória de Dados (DEA)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherEstratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectAtraso aéreo-
Palavras-chave: dc.subjectDEA-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte aéreo-
Palavras-chave: dc.subjectProduction engineering-
Palavras-chave: dc.subjectAir transportation-
Palavras-chave: dc.subjectDEA-
Palavras-chave: dc.subjectFlight delays-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAtrasos aéreos: uma nova medida baseada na análise envoltória de dados-
Título: dc.titleAir delays: a new measure based on data envelopment analysis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.