Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Correa, Paulo Antonio Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:686567367922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0990072320667755 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sebold, Maria Mercedes Riveiro Quintans | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:14900568722 | - |
Autor(es): dc.contributor | Diez, Xoán Carlos Lagares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11690875522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758659Y0 | - |
Autor(es): dc.creator | Maini, Marcela Matos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19517 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766438 | - |
Descrição: dc.description | This research seeks for a methodology capable of accurately explaining issues concerning Interlingua Brazilian learners of Spanish as a second language in the light of the theoretical hypothesis of Permeability Grammar (Silva-Corvalan 1994). This hypothesis is a theory of language contact, initially applied to a situation of bilingualism in Los Angeles, which supports the notion of indirect influence of one language over another system through the non-spontaneous emergence of marked, peripheral previously existing structures in a given linguistic system that, under the influence of the language with which it comes into contact, become unmarked and in case the mother tongue of learners, bear a new status and a wider distribution in the new system. So, we propose a reanalysis of interlanguage constructions of Brazilian learners of Spanish as a second language in the light of the theoretical hypothesis of Grammatical Permeability to prove the effectiveness of the notion of indirect influence without having to resort to the subterfuge of a direct influence on the syntax of another language and therefore contribute significantly to the advancement of studies in the field of Second Language Acquisition, especially in the language pair in question, Brazilian Portuguese, Spanish, a rich and unexplored field in terms of similarities and differences between these two linguistic systems. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa consiste na busca de uma metodologia capaz de explicar de forma precisa problemas concernentes à interlíngua de brasileiros aprendizes de espanhol como segunda língua à luz dos pressupostos teóricos da Hipótese da Permeabilidade Gramatical (Silva-Corvalán 1994). Esta hipótese consiste em uma teoria de contato linguístico, inicialmente aplicada a uma situação de bilinguismo em Los Angeles, que defende a noção da influência indireta de um sistema linguístico sobre o outro que se traduz pela emergência não-espontânea de estruturas previamente existentes no cerne de dado sistema linguístico que, por influência da língua com a qual se entra em contato, nesse caso específico a língua materna dos aprendizes, ganha status de não-marcadas, o que pode ocasionar uma maior distribuição dessas estruturas nesse sistema. Este trabalho propõe uma reanálise das construções de interlíngua de aprendizes brasileiros de espanhol como segunda língua à luz dos pressupostos teóricos da Hipótese da Permeabilidade Gramatical a fim de comprovar a eficácia da noção da influência indireta sem que seja necessário recorrer ao subterfúgio da influência direta sobre o inventário estrutural da outra língua e, consequentemente, contribuir significativamente para um avanço nos estudos na área de Aquisição de Segunda Língua, principalmente no par linguístico em questão, Português brasileiro-Espanhol, um campo riquíssimo e pouco explorado no que se refere às semelhanças e diferenças entre esses dois sistemas linguísticos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hipótese da Permeabilidade Gramatical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interlíngua e par linguístico PB-Espanhol | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Permeabilidade Gramatical: um processo operante no desenvolvimento interlinguístico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: