Explorando a nanociência e nanotecnologia como uma proposta de iniciação à alfabetização científica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVenezuela, Pedro Paulo de Mello-
Autor(es): dc.contributorLatge, Andrea Brito-
Autor(es): dc.contributorLuz, Daisy Maria-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Anderson Machado Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4928-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766430-
Descrição: dc.descriptionA cada dia produtos e conhecimentos estão sendo desenvolvidos, em uma velocidade estrondosa, a partir da Nanociência e da Nanotecnologia. Inúmeras promessas surgem no intuito de melhorar a vida no planeta, até para justificar o alto investimento que é feito na manipulação em nanoescala. Neste contexto, discussões são levantadas a cerca dos impactos sociais, econômicos e ambientais, produzidos pelos nanoconhecimentos, à sociedade que se encontra pouco (ou nada) orientada em relação a esta temática. A Nanociência exige um olhar diferente, uma nova leitura e percepção de tudo que nos cerca. Neste cenário, percebemos que a Alfabetização Científica se faz necessária, uma vez que, dentre outros conceitos, “trata-se do domínio de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para o cidadão desenvolver-se na vida diária” (Chassot 2003). Diante desse avanço nanotecnológico é preciso estar apto para (re) pensar criticamente a natureza, engajando-se na tomada de decisões. É preciso que a sociedade seja alfabetizada cientificamente. Por fim, este trabalho monográfico objetiva, em uma tentativa despretensiosa, propor uma iniciação à Alfabetização Científica a partir da Nanociência e Nanotecnologia-
Descrição: dc.descriptionEvery day products and expertise are being developed in a thunderous speed, from the Nanoscience and Nanotechnology. Numerous promises arise in order to improve life on the planet, even to justify the high investment that is made in manipulation at the nanoscale. In this context, discussions are raised about the social, economic and environmental impacts produced by nanoconhecimentos, society that finds little (or nothing) oriented in relation to this issue. The Nanoscience requires a different look, a new reading and perception of everything around us. In this scenario, we realize that scientific literacy is necessary, since, among other concepts, "it is the domain of scientific and technological knowledge necessary for citizens to develop in daily life" (Chassot 2003). Given this nanotechnological breakthrough we need to be able to (re) think critically nature, engaging in decision-making. We need scientifically literate society is. Finally, this objective monograph, in an unpretentious attempt to propose an initiation to Scientific Literacy from the Nanoscience and Nanotechnology-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNanotecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectNanociência-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectNanotecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectNanociência-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectNanoscience-
Palavras-chave: dc.subjectNanotechnology-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Título: dc.titleExplorando a nanociência e nanotecnologia como uma proposta de iniciação à alfabetização científica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.