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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | García, Fernanda Ester Sánchez | - |
Autor(es): dc.contributor | Bienenstein, Glauco | - |
Autor(es): dc.contributor | Jesus, Gilmar Mascarenhas de | - |
Autor(es): dc.creator | Damasio, Frederico Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23951 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766411 | - |
Descrição: dc.description | Essa dissertação teve como ponto inicial fazer uma avaliação da apropriação midiática e política dos planos de mobilidade e transportes relacionados aos grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro, sede da Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, com destaque para o sistema de BRT em operação. Também pretendeu-se fazer uma primeira avaliação da inserção do BRT na dinâmica de deslocamentos na cidade do Rio de Janeiro, por meio de relatos de experiência de um grupo de usuários e um grupo de não usuários, assim como entre os mesmos. Para ambos, analisou-se o quanto houve de influência externa, no caso, mídias tradicionais e oficiais, para moldar e condicionar as opiniões dos mesmos, suas representações a respeito do novo sistema, que, de alguns modos, dão sentido à sua experiência quotidiana de mobilidade na metrópole carioca. Para isso, foi necessária a caracterização da cidade do Rio de Janeiro, em um recuo histórico tanto econômico quanto urbano, para entender as motivações tanto da necessidade da recuperação da autoestima da cidade quanto para mitigar uma deficiência no transporte público da mesma. Também foi necessária uma exposição da relevância de um megaevento dentro de um contexto de city marketing, e a cidade do Rio de Janeiro se apropriando desse modelo na tentativa de inserir a cidade dentro do seleto grupo de metrópoles globalizadas. Como o “coração” olímpico da cidade foi baseado no bairro da Barra da Tijuca, foi necessária uma apresentação do bairro, que tem uma relação muito diferenciada com a cidade, por sua característica de urbanização modernista e intensa especulação imobiliária. Foi necessária ainda uma caracterização do modal BRT, indo desde modelos de implantações reconhecidas do projeto, como Curitiba e Bogotá, o marketing envolvido no modal e a apresentação dos corredores implantados na cidade. Por fim, a análise da abordagem das mídias tradicionais com todo o processo de obras na cidade envolvendo os Jogos Olímpicos, em especial a relação entre as mídias hegemônica e o poder público para influenciar a opinião da população, e a necessidade de um breve teste de hipótese entre usuários e não usuários do BRT para aferir o quanto existe de influência das mídias em suas opiniões. Dessa forma há uma tentativa de entender o quanto dessas intervenções urbanas foram pensadas para o bem-estar da população ou apenas como elementos de uma pretensa renovação urbana ou marketing da cidade. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This paper work has as a starting point an evaluation of media appropriation and the political plans regarding urban mobility related to the mega-events that took place in the city of Rio de Janeiro, such as Confederation Cup 2013, World Cup 2014 and the Olympic Games 2016, with a highlight to BRT system. Moreover, it has an initial evaluation of BRT insertion on Rio de Janeiro ́s population movement dynamics. It is shown throughout stories collected among a group of users of the transportation system, in comparison to a group of non users of this system, and in between those two groups. In both situations there was an analysis regarding how deep the media influences people ́s opinion in terms of conventional media and also official estate media, so as to shape the opinion of individuals in both groups. To be able to do so, it was necessary a characterization of Rio de Janeiro ́s city, involving historical, economical and urban changes events, so as to understand the motivations concerning the city ́s ́self esteem recover ́ and also mitigate public transportation inefficiency. Besides that, it was necessary to demonstrate the relevance of a mega-event among the context of City Marketing, and the city of Rio de Janeiro becoming part of it in the attempt to arise as a globalized metropolis and be part of such a select group. As the “heart” of the Olympic Games was in the administrative region of Barra da Tijuca, it was needed a presentation of the area. This specific neighborhood has a unique relation with the city itself. Most of all, due to its modernist urbanization process and its intense real estate speculation. In addition, it was necessary to a characterization of BRT modal, since previous implemented models, such as in Curitiba and Bogotá, and the marketing regarding those models as well as the corridors created in these cities. Finally, the analysis regarding conventional media approach among all the construction processes that took place in Rio de Janeiro ́s because of the Olympic Games is presented. It is highlighted how much the conventional hegemonic media and the State in different levels is able to influence people ́s opinion. In that way, there is an attempt to understand how much these urban interventions where thought so as to promote population ́s well-being or only as elements of pretense urban renewal or city marketing. | - |
Descrição: dc.description | 132 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | City-marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Megaeventos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte público | - |
Palavras-chave: dc.subject | BRT - Bus Rapid Transit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Copa das Confederações Rio de Janeiro, RJ 2013 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Copa do Mundo Rio de Janeiro, RJ 2014 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Olímpicos Rio de Janeiro, RJ 2016 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | City-marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mega-events | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Título: dc.title | Mobilidade na metrópole por BRT: entre o imaginário e a experiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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