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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Farias, Florence Moellmann Cordeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Pedro Ivo Canesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rafael Ferreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Andreia Cassane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32190 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766405 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo evidenciar as contribuições do uso de Mapas Conceituais Inclusivos como ferramenta facilitadora da Aprendizagem Significativa no ensino de ciências, para os anos finais do Ensino Fundamental, em especial para alunos com Deficiência Visual. Com a finalidade de atingir tal objetivo, desenvolveuse uma pesquisa de cunho qualitativo com levantamento bibliográfico sobre temas como Inclusão, Deficiência Visual, Aprendizagem Significativa, Mapas conceituais, dentre outros assuntos. Como aporte teórico da pesquisa, evidenciamos os trabalhos de David Ausubel e Joseph Novak sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais. Considerando esses teóricos, prosseguiu-se a pesquisa em duas etapas: primeiramente foi aplicado um questionário aos professores em efetivo exercício na educação básica, de modo a levantar várias informações. As respostas apontaram para o despreparo de muitos professores, desde a sua formação, para trabalhar com alunos com deficiência visual, os conteúdos de ciências em que os alunos possuem maior dificuldades e a demanda pela elaboração de materiais adaptados para esses discentes. A partir desses dados iniciou-se a segunda parte da pesquisa, que consistiu na elaboração de mapas conceituais para alunos sem nenhuma demanda por adaptações, para alunos com baixa visão (ampliação e contraste de cores) e para alunos cegos (escrita em braille), com o intuito de que os alunos com deficiência visual pudessem ter acesso ao mesmo material dos demais colegas de classe. Como produto educacional resultante deste estudo disponibilizase um caderno de estratégias pedagógicas para professores do Ensino Fundamental II com Mapas Conceituais Inclusivos elaborados como ferramenta didática para o Ensino de Ciências, resultado das reflexões e registros durante todo o seu processo de construção. | - |
Descrição: dc.description | This work aims at highlighting the contributions from the use of Inclusive Concept Mapsas a tool to facilitate Meaningful Learning in Science Teaching, for the final years of Elementary School, especially for students with Visual Impairment. In order to achieve this objective, qualitative research was carried out with a bibliographical survey on topics such as Inclusion, Visual Impairment, Meaningful Learning, Concept Maps, among other subjects. As a theoretical contribution to the research, we highlighted the work of David Ausubel and Joseph Novak on the Theory of Meaningful Learning and Concept Maps. Considering these theorists, the research proceeded in two stages: firstly, a questionnaire was administered to teachers who actually work in basic education so as to gather many pieces of information. The responses pointed to the lack of preparation of many teachers, since their training, to work with students with visual impairments, the science content in which students have greater difficulties and the demand for the creation of materials adapted for these students. Based on these data, the second part of the research began, which consisted of creating concept maps for students without any need for adaptations, for students with low vision (magnification and color contrast) and for blind students (writing in Braille), with the aim that students with visual impairments could have access to the same material as other classmates. As an educational product resulting from this study, a notebook of pedagogical strategies is available for Elementary School II teachers with Inclusive Concept Maps designed as a didactic tool for Science Teaching, the result of reflections and records throughout its construction process. | - |
Descrição: dc.description | 139 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapas conceituais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Técnica de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept maps | - |
Título: dc.title | Inclusão no ensino de ciências: elaboração de mapas conceituais como estratégia didática para uma aprendizagem significativa de alunos com deficiência visual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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