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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Venancio, Giselle Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Neto, Antonio Fonseca dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Chuva, Márcia Regina Romeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Negreiros, Valério Rosa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766400 | - |
Descrição: dc.description | A dissertação busca mostrar a trajetória intelectual de Noé Mendes de Oliveira e sua relação com a construção de uma identidade piauiense, que chamamos de piauiensidade, marcada durante as décadas de 1970 e 1980. Identificamos que a partir dessa trajetória, o intelectual constituiu-se em espaços de sociabilidades que permitiram agenciar a identidade piauiense. Observamos que enquanto funcionário público no Departamento de Assuntos Culturais do Estado, professor da Universidade Federal do Piauí, folclorista ligado a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro e Superintendente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves na prefeitura de Teresina, conseguiu construir uma ideia de patrimônio cultural do Piauí com base nos monumentos arqueológicos e pinturas rupestres do Estado, bem como as manifestações folclóricas representantes do homem piauiense. Ao passo em que incentivou e defendeu esse conjunto representacional em quanto identidade. Naquele período da década de 1970 o campo do folclore buscou se reestruturar a partir de financiamento cultural de agências do governo federal, ao congregar diversos folcloristas entorno de suas programações editoriais. A pesquisa acompanha o processo de inserção do folclore do Piauí no debate do Folclore Brasileiro mediado por Noé Mendes a partir da Comissão Piauiense de Folclore. Observamos pela análise de sua obra Folclore Brasileiro: Piauí (1977) editada nesse contexto, como Noé Mendes cria e faz apropriações da identidade do homem piauiense, sendo inclusive divulgadas na mídia nacional. | - |
Descrição: dc.description | 217 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Folclore | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Piauí | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oliveira, Noé Mendes de | - |
Título: dc.title | Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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