Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVenancio, Giselle Martins-
Autor(es): dc.contributorSantos Neto, Antonio Fonseca dos-
Autor(es): dc.contributorChuva, Márcia Regina Romeiro-
Autor(es): dc.creatorNegreiros, Valério Rosa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14266-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766400-
Descrição: dc.descriptionA dissertação busca mostrar a trajetória intelectual de Noé Mendes de Oliveira e sua relação com a construção de uma identidade piauiense, que chamamos de piauiensidade, marcada durante as décadas de 1970 e 1980. Identificamos que a partir dessa trajetória, o intelectual constituiu-se em espaços de sociabilidades que permitiram agenciar a identidade piauiense. Observamos que enquanto funcionário público no Departamento de Assuntos Culturais do Estado, professor da Universidade Federal do Piauí, folclorista ligado a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro e Superintendente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves na prefeitura de Teresina, conseguiu construir uma ideia de patrimônio cultural do Piauí com base nos monumentos arqueológicos e pinturas rupestres do Estado, bem como as manifestações folclóricas representantes do homem piauiense. Ao passo em que incentivou e defendeu esse conjunto representacional em quanto identidade. Naquele período da década de 1970 o campo do folclore buscou se reestruturar a partir de financiamento cultural de agências do governo federal, ao congregar diversos folcloristas entorno de suas programações editoriais. A pesquisa acompanha o processo de inserção do folclore do Piauí no debate do Folclore Brasileiro mediado por Noé Mendes a partir da Comissão Piauiense de Folclore. Observamos pela análise de sua obra Folclore Brasileiro: Piauí (1977) editada nesse contexto, como Noé Mendes cria e faz apropriações da identidade do homem piauiense, sendo inclusive divulgadas na mídia nacional.-
Descrição: dc.description217 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectFolclore-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectPiauí-
Palavras-chave: dc.subjectOliveira, Noé Mendes de-
Título: dc.titlePor uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.