Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Najjar, Jorge Nassim | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Daniela Patti do | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Maria de Fátima Magalhães de | - |
Autor(es): dc.creator | Matta, Eliane da Conceição | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15002 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766385 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo analisar como ocorreu a construção do projeto político pedagógico de uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, destacando como se concretizaram as categorias: gestão, participação e a autonomia na escola durante esse processo. A motivação pelo estudo do tema surgiu a partir da prática pedagógica em diferentes escolas públicas, onde o projeto político pedagógico despertou interesse. O entendimento sobre gestão escolar, participação, planejamento, projeto político pedagógico, autonomia através do olhar de diferentes autores foi necessário para a construção do referencial teórico do trabalho. A partir dos resultados da pesquisa, o texto traz acerca da gestão, liderança, participação e autonomia elementos de relevância para uma reflexão sobre a escola e sua organização na construção do projeto político pedagógico. A pesquisa mostra a escola como um campo de forças e disputas de poder a partir do conceito de Campo de Bourdieu o que possibilita compreender o perfil da gestão escolar e como o projeto político pedagógico foi construído | - |
Descrição: dc.description | The study aims to analyze as was the construction of pedagogical political project of a public school, located in the municipality of São Gonçalo, the metropolitan region of Rio de Janeiro State, highlighting how to materialize the categories: management, participation and autonomy during this process. The motivation for the study of the theme appeared from pedagogical practice in different schools public, where the pedagogical political project was something that aroused the interest. The understanding of school management, pedagogical political project planning, participation, autonomy through the eyes of construction of the theoretical of research. From the results of the search the text brings about management, leadership, participation and autonomy, relevant elements for a reflection about the school and your organization in the construction of pedagogical political project. Research shows the school as a field of forces and power struggles from the field of Bourdieu’s concept what makes it possible to understand the profile of school management and as pedagogical political project was built | - |
Descrição: dc.description | 132 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político-pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political pedagogical project | - |
Título: dc.title | Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: