“Trabalhar na hotelaria não é pra qualquer um”: representações sociais em torno do trabalho em hotéis

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Autor(es): dc.contributorSilva, Erly Maria de Carvalho e-
Autor(es): dc.contributorFratucci, Aguinaldo Cesar-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carlos Alaberto Lidizia-
Autor(es): dc.contributorVieira, Fernando de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSant'Anna, Eduardo Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21980-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766384-
Descrição: dc.descriptionA teoria das representações sociais fornece conceitos que permitem visibilizar fenômenos psicossociais subjacentes ao trabalho. No turismo, a produção científica sobre os trabalhadores é incipiente e carece de aproximações múltiplas, especialmente as não condicionadas aos interesses mercadológicos, já abundantes na literatura. Este estudo buscou estabelecer uma relação entre o aporte das representações sociais, mais especificamente a partir da abordagem estrutural, e os trabalhadores da hotelaria. Na referida abordagem, concebe-se a organização do conteúdo das representações sociais em um núcleo central e sistema periférico. O objetivo geral desta pesquisa foi apreender o conteúdo e organização das representações sociais de um grupo de trabalhadores de hotéis em torno de seu trabalho. A opção metodológica recaiu sobre a pesquisa qualitativa descritiva com o aporte teórico da pesquisa bibliográfica e com respaldo da pesquisa empírica. Para empreender esta última delimitou-se como sujeitos produtores das representações sociais os trabalhadores de hotéis na cidade do Rio de Janeiro. Empregou-se em um questionário a técnica de associação livre de palavras, de modo a identificar os elementos constitutivos das representações, bem como sua organização. A partir das respostas válidas de 203 trabalhadores, empreendeu-se a análise prototípica e de similitude das representações. Também foram conduzidas 9 entrevistas virtuais em profundidade, de modo a esmiuçar o universo de compreensão das evocações dos trabalhadores e os significados atribuídos ao trabalho em hotéis. Lançou-se mão da análise temática para analisar as narrativas dos sujeitos de forma articulada às evocações centrais e periféricas apresentadas. Os resultados sugerem que trabalhar em hotéis é uma experiência permeada por desafios relacionados à convivência com colegas e hóspedes, à intensidade e à extensão das jornadas de trabalho. As representações são marcadas por um núcleo coerente e um sistema periférico repleto de elementos ambivalentes, como: cansativo e estressante, mas prazeroso e divertido – despontando a dialogicidade como primazia dessa concepção ambígua. Ademais, o verbo servir manifesta sua centralidade de forma contundente e sua abrangência polissêmica-
Descrição: dc.descriptionSocial representations theory provides concepts that allow the visualization of psychosocial phenomena underlying work. In tourism, scientific production on workers is incipient and lacks multiple approaches, especially those not conditioned to market interests, which are already abundant in the literature. This study sought to establish a relationship between social representations theory, more specifically from the structural approach, and hotel workers. In this approach, social representations are conceived in a central nucleus and a peripheral system. This research aimed to apprehend the content and organization of a group of hotel workers about their work. Qualitative descriptive research was carried out with the theoretical contribution of bibliographic research and supported by empirical research. Hotel workers in Rio de Janeiro were defined as the producers of social representations. The free word association technique was used to identify the constituent elements of the representations and their organization. From the valid responses of 203 workers, a prototype and similarity analysis of the representations were undertaken. Nine in-depth virtual interviews were also conducted to examine the understanding of evocations and the meanings attributed to hotels' work. Thematic analysis was used to analyze the subjects' narratives articulated with the central and peripheral evocations. The results suggest that working in hotels is an experience permeated by challenges related to living with colleagues and guests and the intensity and length of working hours. The representations are marked by a coherent core and a peripheral system full of ambivalent elements, such as: tiring and stressful, but pleasurable and fun - with dialogicality emerging as the primacy of this ambiguous conception. Also, the verb “serve” strikingly expresses its centrality with a polysemic scope-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhador - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectSocial representations-
Palavras-chave: dc.subjectWork-
Palavras-chave: dc.subjectWorkers-
Palavras-chave: dc.subjectHospitality-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.title“Trabalhar na hotelaria não é pra qualquer um”: representações sociais em torno do trabalho em hotéis-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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