Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mitrano Neto, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:59863257822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7 | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Fernanda Vieira da Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18502 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766380 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims at investigating the system of beliefs about language learning of two adult foreign language learners who perceive themselves as having difficulties in learning the foreign language, relating such beliefs to the foreign language anxiety construct. It discusses the way these beliefs contribute to the development of symptoms associated with language anxiety as communication apprehension and avoidance behavior. Due to the fact that anxiety is considered one of the affective factors that most negatively influences foreign language learning, this study aims at inserting the topic in the Brazilian research agenda on Applied Linguistics, since the topic has been widely discussed abroad for the past two decades. The theoretical background of this study is based on inquiries involving the effects of anxiety on foreign language learning (HORWITZ, 1985), and it also focuses on the concept and trajectory of studies on learners beliefs (BARCELLOS,2000). Data were collected during six months, through a case study with two students considered anxious and one non anxious participant, for comparison purposes, following the qualitative paradigm in the light of an ethnographic inquiry. Results have shown that there is evident relationship between certain beliefs and the development of foreign language anxiety. Moreover, it shows the dynamic nature of these beliefs, perceived through the participants discourse. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo conhecer as crenças sobre a aprendizagem de língua inglesa de dois aprendizes adultos que se percebem como tendo dificuldade na aprendizagem da língua estrangeira, relacionando-as com o construto da ansiedade de língua estrangeira. Pretende discutir de que modo essas crenças contribuem para o desenvolvimento de sintomas relacionados à ansiedade de língua estrangeira tais como a apreensão comunicativa e a atitude de fuga (avoidance behavior). Uma vez que a ansiedade é considerada como um dos fatores afetivos que mais influenciam negativamente o aprendizado de línguas estrangeiras, este trabalho visa a inserir o tema na agenda de pesquisas em Lingüística Aplicada no Brasil, visto que o assunto vem sendo amplamente abordado no exterior desde a década de oitenta. O quadro teórico subjacente a esta pesquisa baseia-se nas descobertas empíricas envolvendo os efeitos da ansiedade no aprendizado de línguas estrangeiras (HORWITZ,1985), enfocando também a conceituação e a trajetória dos estudos sobre crenças (BARCELLOS,2000). Esta pesquisa realizou-se ao longo de seis meses, através de um estudo de caso, contando com a participação de dois aprendizes considerados ansiosos e um aprendiz não ansioso para efeito de comparação, seguindo uma metodologia de análise qualitativa de cunho etnográfico. Os resultados obtidos apontam para uma evidente relação entre determinadas crenças dos aprendizes e o desenvolvimento da ansiedade de língua estrangeira, assim como mostra a natureza dinâmica dessas crenças, percebida através do discurso dos participantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crenças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A relação entre crenças e a ansiedade de língua estrangeira : um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: