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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cabral, Isabel | - |
Autor(es): dc.contributor | Alcântara Júnior, Zilmar | - |
Autor(es): dc.contributor | Baptista, Vinícius Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Gilmar Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1875 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766373 | - |
Descrição: dc.description | Essa monografia apresenta um panorama da mobilidade urbana e seus impactos sociais, ambientais e econômicos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), a fim de situar suas implicações na qualidade de vida dos cidadãos, no meio ambiente e na economia. Para isso, foi analisada a evolução dos principais indicadores de mobilidade urbana da RMRJ nas últimas décadas, permitindo constatar uma piora nas condições dos deslocamentos das pessoas mesmo com a grande quantidade de investimentos realizada no período. Isto aponta para duas conclusões: os aumentos sucessivos nas taxas de motorização têm contribuído para intensificar os congestionamentos e deteriorar o bem-estar urbano; e as decisões políticas acerca dos investimentos em infraestrutura de transportes não tem sido eficientes para melhorar as condições dos deslocamentos dos cidadãos e propiciar o acesso democrático às funções e equipamentos urbanos. O estudo demonstra que as pessoas são afetadas de forma desigual pela deterioração do sistema de mobilidade urbana de acordo com suas posições sociais e com seus locais de moradia, o que faz com que as condições atuais dos sistemas de trânsito, transporte e uso e ocupação do solo funcionem como um vetor de intensificação do processo de exclusão social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uso e ocupação do solo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) | - |
Título: dc.title | Impactos da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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