Balística: física forense para o ensino de lançamento oblíquo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrelo Junior, Nelson-
Autor(es): dc.contributorSaguia, Andreia-
Autor(es): dc.contributorJonathan, Daniel-
Autor(es): dc.creatorSouza, Pilar Luiza Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:14:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:14:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11152-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766369-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho propõe o ensino de Física sobre lançamento oblíquo no Ensino Médio contextualizado e mais próximo do cotidiano dos alunos, visto que, muitos consideram o ensino apenas de carácter expositivo maçante e pouco atrativo. Desta forma, foi optado por utilizar o ensino investigativo, para isso, será utilizado a Física Forense, mais especificamente a Balística. Esse tema foi escolhido pois a perícia criminal entrou para o cotidiano dos brasileiros, em especial do público jovem, por meio da popularização de diversos seriados de carácter investigativo, como por exemplo o CSI: Crime Scene Investigation. Desta maneira, espera-se obter uma aprendizagem significativa, pois estas atividades investigativas serão propostas com o intuito de, ao final delas, os alunos entenderem como funciona a Balística e como ela se relaciona com a Física ensinada no Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionThis work suggests the physical teaching about oblique throw in High School contextualizing, the closest as possible, from students since many consider the exhibition teaching boring and little attractive. In this way, it was chosen to use investigative teaching, for this, will be used Forensic Physics, Ballistics, to be more specific. This theme was chosen because criminal investigation entered to Brazilians routine, to young public specially, by the popularization of investigative character television series as CSI: Crime Scene Investigation. In this way, is expected to obtain a meaningful learning because these investigative activities will be proposed with the intent that, at the end, the students understand how ballistics works and how it relates to Physics taught in High School-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica forense-
Palavras-chave: dc.subjectBalística-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades investigativas-
Palavras-chave: dc.subjectFísica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectForensic physics-
Palavras-chave: dc.subjectBallistics-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative activities-
Título: dc.titleBalística: física forense para o ensino de lançamento oblíquo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.