Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Hélder Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Marcelo Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Bastião, Gabriel Arantes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766364 | - |
Descrição: dc.description | As aplicações da inteligência artificial crescem de maneira fugaz. Seus desdobramentos se mostram cada dia mais relevantes, impactando profundamente o mercado de trabalho e a sociedade nos mais variados aspectos. Todavia, existe a possibilidade de que seu desenvolvimento descontrolado cause elevação das taxas de desemprego, insegurança para as instituições democráticas e eventualmente seja ameaçadora à espécie humana, caso adquira consciência própria. Nesse sentido, o presente trabalho visa responder à pergunta: “Como pensam os alunos de graduação da UFF acerca dos impactos da inteligência artificial sobre trabalho e sociedade e da necessidade de regulamentações dessa tecnologia?”. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas com discentes de diversos cursos da Universidade Federal Fluminense em Niterói. Como resultado, grande parte deles acredita que haverá incremento do desemprego graças à automatização fomentada pela inteligência artificial para todos os níveis de escolaridade e será necessário regulamentar o avanço das aplicações dessa ferramenta para evitar adversidades socioeconômicas. Finalmente, foi sugerido que os currículos universitários passem a dar maior ênfase às aplicações da inteligência artificial como meio de subsistir em um mercado cada vez mais competitivo. | - |
Descrição: dc.description | The applications of artificial intelligence are growing quickly. Its developments are becoming more relevant every day, creating a profound impact on the job market and society in the most varied aspects. However, its uncontrolled development may raise unemployment rates, insecurity for democratic institutions and eventually might be threatening to the human species, if it acquires its own consciousness. Considering that, this work aims to answer the question: “What do UFF undergraduate students think about the impacts of artificial intelligence on work and society and the need for regulations on this technology?”. Thereby, an exploratory qualitative research was carried out, through semi-structured interviews with students from different courses at the Fluminense Federal University in Niterói. As a result, most of them believe that there will be an increase in unemployment thanks to the automation promoted by artificial intelligence for all levels of education and it will be necessary to regulate the advancement of applications of this tool to avoid socioeconomic issues. Finally, it was suggested that university curriculum place greater emphasis on the applications of artificial intelligence as a way to survive in an increasingly competitive market. | - |
Descrição: dc.description | 65 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desemprego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desemprego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jobmarket | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unemployment | - |
Título: dc.title | Não sou robô: percepção de alunos de graduação da UFF quanto aos impactos da inteligência artificial sobre o futuro do trabalho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: