Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Semaan, Felipe Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Flávia Ferreira de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Wagner Felippe | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Renato Soares de | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Cristiano de Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:14:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:14:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4815 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766349 | - |
Descrição: dc.description | Indiscutível o fato de que, no ensino fundamental e médio, a experimentação no ensino das ciências, quando bem aplicada, desperta o interesse do aprendiz, principalmente, quando tais experimentos estão em consonância com a realidade do público em que se trabalha. A metodologia cria oportunidade para que os alunos pensem criticamente, em contrário ao ensino tradicional, na qual a informação é recebida passivamente, com o único objetivo de memorizar e repetir conteúdos. Embora seja interessante a experimentação, tal metodologia esbarra em diversas dificuldades contrárias a sua implementação. A construção de laboratórios é cara, demanda materiais, laboratorista e, por conta disso e de outros motivos, muitas escolas não tomam tal iniciativa para o ensino, inviabilizando desta forma um ensino com um caráter empírico. No presente trabalho é proposta uma metodologia que contemple esse caráter empírico das ciências, contornando tais dificuldades e viabilizando, consequentemente, sua aplicação. Para isso, propõe-se experimentos demonstrativos-investigativos, que uma vez bem planejados e conduzidos, possam levar a aprendizagens concretas, sendo uma ferramenta poderosa no processo ensino-aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | An unquestionable is the fact that , in elementary and secondary education, experimentation in science, when properly applied, rises the interest of the learner, especially when such experiments are consistent with the reality that the public works. This methodology creates opportunity for students to think critically, in contrast to traditional teaching, in which information is received passively, with the only goal to memorize and repeat contents. Although it is an interesting strategy, this methodology runs into several difficulties opposing to its implementation. The construction of labs is expensive, material and laboratory technician are often demanded, and due to these and other reasons, many schools do not take such an initiative for education, thus invalidating one teaching with an empirical character. In this work we propose a methodology that addresses this empirical approach to sciences, such bypassing difficulties and enabling, consequently, its application. For this, we propose demonstractive-investigative experiments, once planned and well conducted, they can lead to meaningful learning, being a powerful tool | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixo custo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais alternativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternative materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Low cost | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Título: dc.title | Ensino e aprendizado de química através do emprego de metodologias experimentais de baixo custo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: