Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Nivea Maria da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Everardo Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Pâmella Santos dos | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Beatriz Martins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27807 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766328 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe narrar as conversas entre quatro mulheres acerca dos caminhos que envolvem o tornar-se professora. Em comum, além do mesmo curso de graduação, nós, pois sou uma destas professoras, vivenciamos, em espaços de educação conhecidos como pré-vestibulares sociais, nossas primeiras experiências em sala de aula. A partir de narrativas realizadas através de conversas, me proponho pensar os percursos e escolhas de cada uma dessas professoras que lhes possibilitaram se entender, constituir e enxergar como docentes nesses espaços de educação. Pensar em suas primeiras aulas em cursos que são espaços de formação política e social, suas relações com os currículos de História e o tempo em sala de aula, as horas do recreio que partilham com suas estudantes e os afetos que se formam em sala de aula faz parte das intenções deste trabalho que se insere nos estudos com os cotidianos e busca dialogar com autores como bell hooks, Grada Kilomba, Janete Carvalho, Nilda Alves, Nivea Andrade, Paulo Freire e Sandra Selles. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This work proposes to narrate the conversations between four women about the paths that involve becoming a teacher. In common, in addition to the same graduation course, we, as I am one of these teachers, experienced, in educational spaces known as social pre-university entrance exams, our first experiences in the classroom. From narratives carried out through conversations, I propose to think about the paths and choices of each of these teachers that enabled them to understand, constitute and see themselves as teachers in these educational spaces. Thinking about their first classes in courses that are spaces of political and social formation, their relationships with the History curricula and time in the classroom, the recess hours they share with their students and the affections that are formed in the classroom is part of the intentions of this work, which is part of studies with everyday life and seeks to dialogue with authors such as bell hooks, Grada Kilomba, Janete Carvalho, Nilda Alves, Nivea Andrade, Paulo Freire and Sandra Selles. | - |
Descrição: dc.description | 85 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-Vestibular Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidianos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatcher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Pre-University | - |
Palavras-chave: dc.subject | Everyday | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | History Teaching | - |
Título: dc.title | Entre conversas na hora do recreio e corridas de currículos - tornando-se professoras de História em pré-vestibulares sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: