Entre conversas na hora do recreio e corridas de currículos - tornando-se professoras de História em pré-vestibulares sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Nivea Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorPassos, Pâmella Santos dos-
Autor(es): dc.creatorSouza, Beatriz Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27807-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766328-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe narrar as conversas entre quatro mulheres acerca dos caminhos que envolvem o tornar-se professora. Em comum, além do mesmo curso de graduação, nós, pois sou uma destas professoras, vivenciamos, em espaços de educação conhecidos como pré-vestibulares sociais, nossas primeiras experiências em sala de aula. A partir de narrativas realizadas através de conversas, me proponho pensar os percursos e escolhas de cada uma dessas professoras que lhes possibilitaram se entender, constituir e enxergar como docentes nesses espaços de educação. Pensar em suas primeiras aulas em cursos que são espaços de formação política e social, suas relações com os currículos de História e o tempo em sala de aula, as horas do recreio que partilham com suas estudantes e os afetos que se formam em sala de aula faz parte das intenções deste trabalho que se insere nos estudos com os cotidianos e busca dialogar com autores como bell hooks, Grada Kilomba, Janete Carvalho, Nilda Alves, Nivea Andrade, Paulo Freire e Sandra Selles.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes to narrate the conversations between four women about the paths that involve becoming a teacher. In common, in addition to the same graduation course, we, as I am one of these teachers, experienced, in educational spaces known as social pre-university entrance exams, our first experiences in the classroom. From narratives carried out through conversations, I propose to think about the paths and choices of each of these teachers that enabled them to understand, constitute and see themselves as teachers in these educational spaces. Thinking about their first classes in courses that are spaces of political and social formation, their relationships with the History curricula and time in the classroom, the recess hours they share with their students and the affections that are formed in the classroom is part of the intentions of this work, which is part of studies with everyday life and seeks to dialogue with authors such as bell hooks, Grada Kilomba, Janete Carvalho, Nilda Alves, Nivea Andrade, Paulo Freire and Sandra Selles.-
Descrição: dc.description85 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professoras-
Palavras-chave: dc.subjectPré-Vestibular Social-
Palavras-chave: dc.subjectCotidianos-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectTeatcher Education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Pre-University-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday-
Palavras-chave: dc.subjectCurricula-
Palavras-chave: dc.subjectHistory Teaching-
Título: dc.titleEntre conversas na hora do recreio e corridas de currículos - tornando-se professoras de História em pré-vestibulares sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.