Mensagens textuais no canal de atendimento do portal ibgeando: obtendo insumos para tomada de decisão utilizando mineração de textos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Cruz da-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Luciana Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10875-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766327-
Descrição: dc.descriptionEstudo que tem como objetivo geral analisar a viabilidade do uso de ferramenta de mineração de textos para processamento automático das mensagens textuais no Canal de Atendimento do Portal IBGEANDO de forma a obter insumos para auxiliar a tomada de decisão e melhorar a comunicação da área de Recursos Humanos. Apresenta uma análise comparativa entre ferramentas de mineração de textos prospectadas em estudos já realizados de mineração de textos em meios digitais, como canais de atendimento e blogs, com o intuito de selecionar uma ferramenta que se aproxima da ideal a ser implantada no IBGE para minerar as mensagens objeto deste estudo. Apresenta os resultados obtidos com a mineração das mensagens textuais por categoria, incluindo a sua visualização gráfica. Utiliza Prova de Conceito para comprovar o pressuposto com validação dos resultados pelos servidores da área de RH do IBGE.-
Descrição: dc.descriptionThis study has as general objective to analyze the feasibility of using a text mining tool for automatic processing of textual messages in the service channel of the IBGEANDO Portal in order to obtain inputs to aid decision making and improve the communication of the Human Resources area. It presents a comparative analysis between text mining tools prospected in studies already done of text mining in digital media, such as service channels and blogs, with the purpose of selecting a tool that approaches the ideal to be implemented in IBGE to mine the textual messages object of this study. It presents the results obtained with the mining of textual messages by category, including their graphic visualization. It uses Proof of Concept to prove the assumption with validation of the results by the servants of the IBGE HR area.-
Descrição: dc.description163 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade Discursiva-
Palavras-chave: dc.subjectMensagens Textuais-
Palavras-chave: dc.subjectMineração de Texto-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de Decisão-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectProdução textual-
Palavras-chave: dc.subjectMineração de texto-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse Community-
Palavras-chave: dc.subjectTextual messages-
Palavras-chave: dc.subjectText Mining-
Palavras-chave: dc.subjectDecision Making-
Título: dc.titleMensagens textuais no canal de atendimento do portal ibgeando: obtendo insumos para tomada de decisão utilizando mineração de textos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.