Riqueza socioemocional: um estudo das dimensões da riqueza socioemocional em uma empresa familiar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio do Nascimento Siqueira da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0307032456653783-
Autor(es): dc.creatorSilva Junior, Paulo Francisco da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32268-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766324-
Descrição: dc.descriptionA riqueza socioemocional é uma abordagem que define a razão de ser de empresas familiares, e os fatores pelos quais se diferenciam das empresas que não possuem uma gestão familiar, considerando principalmente que as aspirações dos gestores deste modelo de organização (familiar), não são restritos apenas aos objetivos financeiros, mas, consistem principalmente em fatores que não necessariamente agregam no aspecto econômico, tais como apego e sentimento de pertencimento. O objetivo do trabalho é analisar os conceitos da abordagem riqueza socioemocional, observando se a sua preservação se opõe ao processo de profissionalização na empresa familiar, logo, a presente pesquisa tem como objetivo responder a seguinte questão: Em observação aos conceitos de Riqueza Socioemocional, pode-se afirmar ser a preservação da mesma um objetivo oposto ao processo de profissionalização numa empresa familiar. A metodologia utilizada refere-se a uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. O estudo de caso foi realizado baseado em dados e informações de uma pequena empresa chamada AB. O modelo de negócio abordado, é um comércio de materiais recicláveis situado em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, e é gerido por três sócios que pertencem à mesma família e dispõe de mão de obra em regime de freelancer. Ao final da pesquisa, concluiu-se que é possível a implantação de uma gestão profissional em uma empresa familiar-
Descrição: dc.descriptionSocio-emotional wealth is an approach that defines the raison d'être of family businesses, and the factors by which they differ from companies that do not have family management, especially considering that the aspirations of managers of this (family) organization model are not restricted only to financial objectives, but mainly consist of factors that do not necessarily add to the economic aspect, such as attachment and a sense of belonging. The objective of this work is to analyze the concepts of the socio-emotional wealth approach, observing whether its preservation is opposed to the process of professionalization in the family business, therefore, the present research aims to answer the following question: In observation of the concepts of Socio-emotional Wealth, can whether to claim that its preservation is an opposite objective to the process of professionalization in a family business? The methodology used refers to an exploratory, descriptive and bibliographic research. The case study was carried out based on data and information from a small company called AB. The business model addressed is a trade in recyclable materials located in a city in the interior of Rio de Janeiro, and is managed by three partners who belong to the same family and has a workforce on a freelance basis. At the end of the research, it was concluded that it is possible to implement professional management in a family business-
Descrição: dc.description61 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização-
Palavras-chave: dc.subjectRiqueza socioemocional-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresa familiar-
Palavras-chave: dc.subjectDescritiva-
Palavras-chave: dc.subjectExploratória-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresa familiar-
Palavras-chave: dc.subjectEmoção-
Palavras-chave: dc.subjectOrganization-
Palavras-chave: dc.subjectSocioemotional wealth-
Palavras-chave: dc.subjectFamily business-
Palavras-chave: dc.subjectDescriptive-
Palavras-chave: dc.subjectExploratory-
Título: dc.titleRiqueza socioemocional: um estudo das dimensões da riqueza socioemocional em uma empresa familiar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.