Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sabóia, Vera Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Janaína | - |
Autor(es): dc.contributor | Daher, Donizete Vago | - |
Autor(es): dc.creator | Florêncio, Marlene Vitorino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4243 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766303 | - |
Descrição: dc.description | Trata-se de um estudo sobre o uso de Tecnologias Educacionais (TEs) num curso de Graduação em Enfermagem. Objetivos: descrever as principais TEs utilizadas nas aulas, no ensino de graduação desta IES; analisar a utilização de Tecnologias Educacionais Participativas, segundo os participantes da pesquisa; discutir sobre a repercussão do uso de Tecnologias Educacionais Participativas na formação de enfermeiros e realizar uma oficina sobre tecnologias educacionais participativas, a serem desenvolvidas com docentes deste curso. Método: Estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Os participantes da pesquisa foram 17 discentes regularmente matriculados nesta universidade e 12 docentes do quadro permanente do Curso de Graduação em Enfermagem. O cenário foi a Universidade Estácio de Sá (UNESA), instituição de ensino privado, situada no município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação simples. A pesquisa foi autorizada pela instituição e submetida ao comitê de ética atendendo à lei, cumprindo a Resolução nº. 466/2012 de CNS/MS (BRASIL, 2012). No resultado da análise, ficou evidente que os docentes e discentes percebem a necessidade da inserção de novos métodos de ensino, tornando-o mais dinâmico e prazeroso para o estudante, facilitando, com isso, o aprendizado. Foi gratificante perceber que docentes e discentes têm consciência de que a prática de ensino não pode se dar somente por meio de aulas expositivas | - |
Descrição: dc.description | It is a study on the use of Educational Technologies (ETs) in a Nursing school. Objectives: To describe the main ETs used in class, in the graduate education of this IES; analyze the use of Participatory Educational Technologies, according to survey participants; discuss the impact of the use of Participatory Educational Technologies in nursing education and conduct a workshop on participatory educational technologies, to be developed with teachers of this course. Methods: Qualitative, exploratory and descriptive study. Survey participants were 17 students enrolled in this university and 12 teachers of the permanent staff of the nursing school. The setting was the Universidade Estácio de Sa (UNESA), private education institution, located in the city of Nova Iguaçu, state of Rio de Janeiro. Data were collected through semi-structured interviews and simple observation. The study was approved by the institution and submitted to the ethics committee in view of the law, complying with Resolution no. 466/2012 of CNS / MS (BRAZIL, 2012). In the outcome of the review, it became evident that teachers and students realize the need for inclusion of new teaching methods, making it more dynamic and enjoyable for the student, facilitating the learning process. It was gratifying to see that teachers and students are aware that the practice of teaching can not be given only through lectures | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Tecnologias educacionais na graduação em enfermagem: um dinamizador do processo de ensino | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: