Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Roberti, Daniel Luiz Poio | - |
Autor(es): dc.contributor | Esquincalha, Agnaldo da C. | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos Júnior, Nevaldo Leocádia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4873 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766295 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral deste trabalho é compreender o papel da Matemática, em especial a aplicação de suas operações básicas e mais alguns outros pressupostos, quando utilizada como parte integrante e fundamental para a execução das regras de um popular jogo de cartas colecionáveis. Esta pesquisa é relevante por estudar as diversas maneiras que algumas noções matemáticas são aprendidas e utilizadas de maneira eficiente por estes mesmos jogadores neste contexto de aprendizagem distinto àquele encontrado no ambiente escolar oferecido pelos estabelecimentos oficiais de ensino. A metodologia utilizada na execução deste trabalho abrange técnicas de cunho qualitativo, como a observação participante, por privilegiar o jogo e as relações interpessoais dos jogadores em si. A hipótese principal defendida é que no contexto de competição gerado os jogadores são compelidos a aperfeiçoar sua capacidade de resolução de problemas matemáticos, sendo a todo momento, devido à natureza dinâmica do jogo, condicionados a rever suas estratégias. Dentre os resultados obtidos, destacamos o aprimoramento no uso das operações matemática, desenvolvimento do raciocínio lógico e elementos para a compreensão da matemática financeira | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trading card game | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | A matemática e trading card game: uma etnografia de um grupo de jogadores de Yu-Gi-Oh! | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: