Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5938392928150882 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, José Artur Barroso | - |
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marise Basso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2000683721787036 | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Erica de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31588 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766293 | - |
Descrição: dc.description | A educação em saúde e a educação ambiental estão presentes no ambiente escolar desde a década de 1920 e 1970, respectivamente, e ambas vem sendo modificadas ao longo do tempo conforme as necessidades e interesses do contexto histórico em que estão inseridas. Atualmente, diante dos desafios que surgem com a intensificação do processo de globalização, a abordagem de Saúde Única vem sendo apontada como um caminho para a superação dos mesmos. Diante disso, o presente trabalho analisou o status da implementação dessa abordagem na Educação Básica brasileira através da pesquisa do registro de iniciativas nesse sentido nos anais de três eventos de abrangência nacional que reúnem professores e pesquisadores das áreas mais comumente associadas a perspectiva de Saúde Única, sendo esses: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIOs) e Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Essa análise compreendeu as edições ocorridas durante o período de 2010 à 2022, seguida pela realização de uma dinâmica de grupo focal, sobre o tema pesquisado, com professores da Educação Básica, visando a coleta de dados para uma análise qualitativa dos sentidos que estes atribuem ao tema central, bem como auxiliar no processo de formação colaborativa do grupo em relação ao tema proposto. O trabalho registra os desafios de tratar de forma transversal e interdisciplinar a Educação em Saúde e a Educação Ambiental no contexto escolar e mostra que as abordagens desses temas ainda são mais técnicas, embora seja possível observar uma tendência ou, ao menos, uma intenção de que se voltem para uma perspectiva mais crítica e social. Porém, é interessante notar que essas abordagens mais alternativas acabam sendo exploradas em outros momentos, que não na disciplina obrigatória em si, como em projetos, disciplinas eletivas, ou seja, são esforços individuais e extracurriculares. Desse modo, não foram encontrados registros de iniciativas trabalhando com essa abordagem em nenhum dos anais pesquisados, bem como, os professores participantes dos grupos focais desconheciam esse conceito, ainda que, após a apresentação feita pela pesquisadora, muitos acreditassem ter um pensamento alinhado com o mesmo e buscassem práticas nesse sentido. | - |
Descrição: dc.description | Health and environmental education have been present in the brazilian school scenario since the 1920s and 1970s, respectively, and both have been modified over time according to the needs and interests of the historical context in which they are inserted. Currently, faced with the challenges that arise from the intensification of the globalization process, the One Health approach has been identified as a way to overcome them. Taking it into account, the present work analyzed the implementation status of this approach in Brazilian Basic Education by researching the record of initiatives in this regard in the annals of three nationwide events that bring together teachers and researchers from the most commonly associated with the One Health perspective areas, these being: National Research Meeting in Science Education (ENPEC), National Biology Teaching Meetings (ENEBIOs) and Research Meeting in Environmental Education (EPEA). This analysis comprises the editions that occurred during the period from 2010 to 2022, being followed by a focus group dynamic, on the researched topic, with Basic Education teachers, aiming to collect data for a qualitative analysis of the meanings they attribute to the central theme, as well as assisting in the group's collaborative formation process in relation to the proposed theme. The work shows that the Health Education and Environmental Education approaches in the school context are still more technical, although it is possible to observe a tendency, or at least an intention, to shift it to a more critical and social perspective. However, it is interesting to note that these alternative approaches end up being explored at other times, other than in the mandatory subject itself, such as in projects, elective subjects, that is, they are individual and extracurricular efforts. Therefore, no records of initiatives working with this approach were found in any of the annals researched, as well as the teachers participating in the focus groups were unaware of this concept, even though, after the presentation made by the researcher, many believed their thoughts were aligned with it and that they usually seek practices in this sense. | - |
Descrição: dc.description | 38 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde única | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Holismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | One Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary Studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
Título: dc.title | Perspectiva de saúde única e a educação escolar em saúde e ambiente: a voz dos professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: