Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Marisol Barenco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Reinaldo José de | - |
Autor(es): dc.contributor | Kiraly, Cesar Louis Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marcus Vinícius Borges de | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Natália de Abreu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30293 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766277 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação teve como objetivo traçar uma compreensão da canção contemporânea brasileira como enunciado valorado e ideológico. Consideramos o problema da pouca reflexão da canção como uma linguagem ideológica e formativa na cultura e tomamos a Filosofia da Linguagem bakhtiniana como base para essa reflexão, em especial suas noções de linguagem, enunciado e estética. Como metódica para a compreensão desse cenário, recorremos às Arenas Musicais, que foram realizadas em duas edições, tendo como convidados Dominique Rabello e Isaque Z, músicos que nos ajudaram a levantar questões, traçar discussões teóricas, filosóficas e estéticas e pensar repertório de canções e cancionistas. Esses diálogos foram acompanhados de canções e foram gravados de maneira audiovisual. Todas as etapas desta pesquisa, incluindo sua escritura, tiveram como base o dialogismo bakhtiniano. Por isso, buscamos manter as vozes da pesquisa vivas nos textos, que são compostos a partir dos diálogos da Arena, da filosofia bakhtiniana, das discussões estéticas, do campo da música e dos enunciados musicais que são trazidos através dos QR Codes. O trabalho ressalta a importância de pensarmos uma formação que coloque múltiplas linguagens em diálogo, dentre elas a canção, para compor uma pluridiscursividade dialogizada. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aimed to outline an understanding of the contemporary Brazilian songs as valued and ideological statements. We considered the problem of the few reflections on the songs as an ideological and formative language in culture, and we took the Bakhtinian Philosophy of Language as a basis for this reflection, especially its notions of language, utterance, and aesthetics. As a method for understanding this scenario, we resorted to the Musical Arenas, which had two editions, with Dominique Rabello and Isaque Z as guests, musicians who helped us to raise questions, outline theoretical, philosophical, and aesthetic discussions, and think about the repertoire of songs and songwriters. These dialogues were accompanied by songs and were audio-visually recorded. All stages of this research, including its writing, were based on Bakhtinian dialogism. Therefore, we seek to keep the research voices alive in the texts, which were composed of the Arena's dialogues, Bakhtinian philosophy, aesthetic discussions, the field of music, and musical statements that were brought through the QR Codes. The work emphasizes the importance of thinking about a formation that puts multiple languages in dialogue, among them the songs, to compose a dialogized pluridiscursivity. | - |
Descrição: dc.description | 173 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canção contemporânea brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia bakhtiniana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação múltipla na cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian contemporary song | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bakhtinian philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiple formations in culture | - |
Título: dc.title | Entre vozes: Música e Dialogismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: