A união das nações sul-americanas e a integração regional da América do Sul durante a primeira década do século XXI: o Conselho Sul-Americano de Educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Roberta Rodrigues Marques-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Andrea Oliveira-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eduardo Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorMartins, Pablo dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766271-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisará o processo de integração política regional da América do Sul durante a primeira década do século XXI e a criação da União das Nações Sul-Americanas, com foco na atuação dos governos Lula e da política externa brasileira como fundamentais no processo de integração sul-americano. O ponto alto de argumentação é que a política externa brasileira a partir de 2002, até sua ruptura em 2016, deve ser entendida dentro das visões ideológicas do Partido dos Trabalhadores e, por isso, tem viés progressista. Deste modo, o trabalho terá atenção especial para a construção da agenda educacional no Conselho Sul-Americano de Educação, revisando a literatura que trata a política externa como uma política pública, além da análise do regionalismo pós-neoliberal-
Descrição: dc.descriptionThis work will discuss the process of political integration of South America during the first decade of 21st century and the creation of UNASUL (Union of South American Nations), focusing on Lula’s administration and the brazilian foreign policy as fundamental in the southamerican integration process. The main point is the brazilian foreign policy since 2002, till its rupture in 2016, must be understood inside the ideological visions of the Worker’s Party (Partido dos Trabalhadores) and, therefore, has its progressive tendencies. Thereby, this work will give special attention to the construction of educational agenda in the South American Council of Education, overhauling the literature which deals the foreign policy as a public policy, further analysis of regionalism post-neoliberal-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração regional-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica externa-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica externa-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica do Sul-
Palavras-chave: dc.subjectRegional integration-
Palavras-chave: dc.subjectForeign policy-
Palavras-chave: dc.subjectPolicy public-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleA união das nações sul-americanas e a integração regional da América do Sul durante a primeira década do século XXI: o Conselho Sul-Americano de Educação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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