Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rummert, Sonia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:26512424700 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4789861U3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Boito Junior, Armando | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:77827260853 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783117A3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Frigotto, Gaudencio | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12635707049 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Marcelo Badaró | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:87469286772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4797880T8 | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Kênia Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18807 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766265 | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation aims to discuss the three Unions of Professionals of Education within of Rio de Janeiro: SINPRO-Rio, UPPES and SEPE-RJ. This analysis seeks to identify divergences and convergences between the referred unions as far as two main aspects are concerned, namely, their pedagogical orientation and their main routing project. Our position is that the pedagogical orientation should comprise a specific conception of education and society and the union s routing project should contain its core conception, its organizational structure and the political practice of each entity. As a means to reach that goal, the thesis starts by analyzing education and its relation to the material base of society, that means, the relation to the superstructural phenomenon, seeking to understand the transformations in the nature of the work of professionals of education under the patterns of flexible accumulation and seeking to understand, under this perspective, specificities of those unions. In fact, the form of comprehension of school, the nature of the educator s work, of the Union- mode in general and the history of those three unions in particular has enabled us to accomplish an analysis of the empirical object and identify to what extent those unions do defend the historical interests of the working class which they formally represent. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação trata dos três grandes sindicatos do Rio de Janeiro de trabalhadores em educação: SINPRO-Rio, UPPES e SEPE-RJ. A análise procura identificar as divergências e as convergências entre os sindicatos em dois aspectos fundamentais, a saber, o pensamento pedagógico e o projeto sindical. Entendemos que o pensamento pedagógico abarca a concepção de educação e de sociedade e que o projeto sindical comporta a concepção de sindicato, a estrutura organizativa e a prática política das entidades. Para tanto, partimos da análise da educação na sua relação com a base material da sociedade, ou seja, como fenômeno superestrutural, buscando as transformações na natureza do trabalho docente sob o padrão de acumulação flexível e, com isso, compreender as especificidades dos sindicatos docentes. Em síntese, a compreensão da escola, da natureza do trabalho docente, da formasindicato em geral e da trajetória dos três sindicatos docentes em particular, permitiu realizar uma análise do objeto empírico, e identificar, em que medida, esses sindicatos defendem os interesses históricos da classe trabalhadora a qual formalmente representam. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sindicais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sindicalismo docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza do trabalho docente. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sindicatos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Union movements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educator s unionism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature of teachers work. | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A organização dos trabalhadores em educação sob a forma-sindicato no capitaliesmo neoliberal : o pensamento pedagógico e o projeto sindical do SINDPRO-RIO, da UPPES e do SEPE-RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: