Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Felipe Berocan | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ana Paula Mendes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rios, Flavia Mateus | - |
Autor(es): dc.creator | Iendrick, Diogo Coutinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21858 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766260 | - |
Descrição: dc.description | Para além dos muros dos terreiros de candomblé, em que as roupas rituais são bem específicas e diferenciadas, é comum que os adeptos façam uso de roupas brancas às sextas-feiras em respeito ao orixá Oxalá em seu dia consagrado. Atuar como docente em uma escola privada da zona norte do Rio de Janeiro às sextas-feiras, vestindo branco, suscitou questões acerca dos entendimentos elaborados sobre a religiosidade de matriz africana e a maneira com que podem ser reelaborados a partir das relações estabelecidas no cotidiano escolar. A reflexão que proponho no presente artigo se inicia com a construção de um sentido específico de educação e prática pedagógica prezando a dialogicidade e a atenção amorosamente interessada. Ao caracterizar as relações construídas em sala de aula a partir dessa perspectiva é possível compreender como mobilizam o grau de comunicação, vínculos afetivos e a própria convivência. Acionar em meu corpo, através do vestuário, o pertencimento ao candomblé, permite que os estudantes contestem representações sobre as religiões de matriz africana e as reelaborem em um processo viabilizado a partir de uma relação que desperta não só curiosidade pelo outro, mas também interesse | - |
Descrição: dc.description | Beyond the walls of the Candomblé terreiros, where the ritual clothes are very specific and differentiated, it is common for adepts to wear white clothes on Fridays with respect to the orisha Oxalá on his related day. Acting as a teacher in a private school of Rio de Janeiro on Fridays, wearing white, raised questions about the understandings of the African religiosity and the way they can be these understandings can be changed from the relationships established in school daily life. The reflection that I propose in this article begins with the construction of a specific sense of education and pedagogical practice, valuing dialogicity and lovingly interested attention. By characterizing the relationships built in the classroom from this perspective, it is possible to understand how they mobilize communication, affective bonds and their own coexistence. Triggering candomblé in my body through clothing allows students to challenge representations about African-based religions and rework them in a process made possible by a relationship that arouses not only curiosity for the other, but also interest | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Candomblé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religiosidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Candomblé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogicity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affection | - |
Título: dc.title | De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: